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01/05/2008 - 14:53

Outsourcing e o alinhamento dos negócios

A entrada das atividades de outsourcing – realizadas por firmas especializadas em serviços específicos – dentro das empresas requer cautela para se atingir resultados positivos. Transições dentro de uma organização não são ações simples, mas há de se avaliar que, muitas vezes, elas significam grande contribuição para ampliar a competitividade.

A comunicação dessa prática é um fator primordial. Uma empresa que contrata serviços de outsourcing da área contábil e fiscal, por exemplo, deve, antes de mais nada, explicar claramente as mudanças que estão ocorrendo dentro da organização para o seu público interno. É vital informar as funções que serão realizadas pelos terceiros, como será a interação com o parceiro e, principalmente, as vantagens do outsourcing para o negócio.

É preciso que se apresente, também, a configuração da empresa com a entrada do parceiro na realização dos serviços especializados. Muitas vezes, o ingresso desse tipo de serviço nas organizações passa a idéia de enxugamento do quadro de funcionários.

O fato, porém, é que planos de outsourcing já fazem parte do dia-a-dia das empresas e está na estratégia de qualquer organização disposta a crescer e conquistar mercado – mesmo que ela não adote a prática a curto prazo. Ações essencialmente centradas na chamada atividade-fim são cada vez mais presentes. No fundo, as atividades-meios têm sido dispostas nas organizações de modo mais flexível, sem deixar de dar a devida importância a elas, porém com real opção de transferi-las para terceiros.

Por outro lado, as prestadoras de serviço de outsourcing, sejam nas áreas administrativas, contábeis, tributárias ou financeiras, como de gestão de pessoas e processos, também possuem metodologias para que tais transições dentro das organizações aconteçam de maneira eficaz, sem que a empresa perca o foco em seus negócios e mantenha a sua produtividade. Compromissos sólidos entre o contratante (empresas) e o contratado (prestadores de serviços de outsourcing), sem necessariamente ter contratos engessados e inflexíveis, também facilitam a relação entre ambos. No dinâmico mundo dos negócios, saber mudar o rumo das ações em momento certo pode ser um fator determinante para o sucesso.

Por fim, acima de tudo, é necessário que haja alinhamento entre a empresa e o prestador de serviço em direção às metas de negócios do contratante. Para o cliente, a clareza do que a contratada pode lhe proporcionar é decisiva para o sucesso e a continuidade da parceria. Não resta dúvida que os dois lados saem ganhando com esta prática.

. Por: Vagner Jaime Rodrigues é sócio da Trevisan Outsourcing, especialista em controladoria, gestão empresarial, gestão de outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios. | Email: [email protected]

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