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20/09/2019 - 08:54

Espaço Favela contará com produtos licenciados exclusivos desta área do festival


Produtos, que vão desde bonecas até peças de vestuário, serão vendidos em uma loja dentro do próprio palco.

Rio de Janeiro —Entre as seis novas atrações da edição 2019 — somando um total de 17 áreas de ativação - o Espaço Favela promete ser um dos queridinhos do público. Além dos talentos de diversas comunidades cariocas que vão trazer toda a musicalidade, a gastronomia e a cultura para a Cidade do Rock, o Espaço trará também produtos licenciados exclusivos deste Espaço Favela. Entre os itens que serão vendidos estão as Bonecas Africanas Ahosis ou Bonecas da Paz, estampas com a curadoria do selo DUTO, artigos infantis como babador e peças de vestuário, além de camisas para adultos com estampas que valorizam toda a cenografia colorida deste novo espaço. Os preços dos produtos variam de R$ 35,00 até R$ 140,00.

“Para além da música, existe uma cadeia produtiva nas favelas cariocas e que também deve ser conhecida pelo público. E o Rock in Rio como plataforma de experiência amplifica estas potências. É um espaço de voz e luz para os talentos da favela e neste momento crucial estamos mostrando justamente isso em todos os segmentos sejam sociais com a música e econômico com a gastronomia e os produtos licenciados”, conta Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

As Bonecas Ahosis são produzidas por artesãs idosas do entorno da sede do Instituto Onikoja e da Comunidade Terreiro, onde a Instituição foi criada, em Sepetiba, no Rio de Janeiro. Elas visam resgatar as expressões da Matriz Africana e têm por base pilares como igualdade e tolerância, são confeccionadas com técnica de "papel marché" e material totalmente reciclado. Cada peça é única e possui uma história de superação por trás de sua criação, já que as mulheres são retiradas da situação de abandono social e inseridas nesse programa que as capacita e proporciona valores intangíveis como auto-estima, orgulho e produtividade; além de gerar melhorias nas condições de vida e renda dessas artesãs. Para as Ahosis confeccionadas especialmente para o festival, o estilista Carlos Tufvesson criou uma linha exclusiva de vestidos que remetem às tradicionais vestimentas africanas.

Também entre os produtos oficiais do Espaço Favela, peças com a curadoria do selo DUTO, resultado de uma conversa comandada pelo músico e produtor Dughettu entre grandes expoentes da arte urbana, que desenvolveram o conceito de quatro estampas para o Rock in Rio. Palavras-chaves como “Favela” “CRIA” e “Resistência” foram o ponto de partida para a inspiração no processo criativo, guiando a palheta de cores, traços, texturas e simbologia. O objetivo do projeto era encontrar elementos que despertassem a memória afetiva das pessoas e construísse uma emoção – tudo a ver com o clima do festival. O resultado foram quatro estampas vivas, carregadas da resiliência e da força já conhecidas dos moradores de comunidades.

Ainda entre as novidades do Espaço Favela, uma linha de babadores e roupas para bebê, da marca parceira Pierim, com designs cheios do colorido e da alegria das favelas cariocas.

Rock in Rio — Consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Em 2001, reafirmou seu compromisso de mostrar às pessoas que pequenas atitudes do dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Gerou 212,5 mil empregos diretos e indiretos em todas edições, mais de R$ 97 milhões investidos em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, etc. Os investimentos são provenientes da organização do evento e de parceiros.

Em 2016, foi a vez de anunciar o Amazonia Live, projeto do Rock in Rio que já garantiu mais de 73 milhões de árvores para a Amazônia por meio de doações individuais e de parcerias, através de projetos de restauração e plantação, como o Paisagens Sustentáveis da Amazônia. O projeto traz a importância das florestas para o equilíbrio climático mundial como tema para todas as edições do evento pelo menos até 2019. Além disso, o Rock in Rio desenvolve um plano de sustentabilidade no qual define medidas para a redução de emissões e inclui-se como parte de uma correta gestão de resíduos, eficiência energética, compensação de emissões, correto consumo de recursos e muito mais. Este plano é desenhado para a organização, patrocinadores e fornecedores, sendo aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde o Rock in Rio é realizado.

O Rock in Rio preza por atitudes positivas a qualquer hora e em todos os lugares. Para endossar este posicionamento da marca “Tod+s Por Um Mundo Melhor”, o festival se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. A partir destas parcerias, uma série de ações se desenvolvem sempre pautadas pelo objetivo de adoção de práticas que pensem no coletivo. É assim que a gente faz um mundo melhor acontecer: Tod+s Por Um Mundo Melhor.

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