Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2019 - 09:07

Setor energético do Estado do Rio é atrativo, diz vice-ministro alemão

“Há um amplo campo para cooperação e parceria entre o estado do Rio e a Alemanha, no setor energético, para transferência de know-how, troca de experiências e conhecimento”.

A afirmação é do vice-ministro Federal do Ministério de Economia da Alemanha, Thomas Bareiss, em encontro com o vice-governador Claudio Castro e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Lucas Tristão, no Palácio Guanabara.

"Muita coisa vai acontecer no setor energético do Rio nos próximos anos. Vemos grandes oportunidades para investimento aqui", afirmou, acrescentando que infraestrutura, portos e petroquímica também são áreas com possiblidades de investimentos por parte de empresas alemães.

O vice-governador Claudio Castro afirmou ao vice-ministro Thomas Bareiss que a facilitação do ambiente de negócios é prioridade do governador Wilson Witzel: “é política de governo, trabalho capitaneado pelosSecretário Lucas Tristão".

O secretário Lucas Tristão, por sua vez, lembrou que a matriz energética brasileira está entre as mais limpas do mundo e que o Estado do Rio é o único que possui todas as gerações do Brasil, com forte potencial para energias eólica e fotovoltaica. Destacou ainda que o Rio abrigará o maior parque termelétrico da América Latina, no Norte Fluminense, um projeto da Gás Natural Açu (GNA) em parceria com a alemã Siemens.

"Temos todas as condições de capitanear o mundo em eficiência energética, tanto em geração quanto em inovação tecnológica", reforçou o secretário.

Acordo Europa-Mercosul — O secretário Lucas Tristão destacou que são muitas as oportunidades para os dois países e a expectativa é de que o acordo bilateral entre o Mercosul e a União Europeia possa prosperar, estreitando ainda mais os laços entre Brasil e Alemanha.

"O governador Wilson Witzel acredita na importância desse intercâmbio. Temos convicção de que podemos estabelecer maior proximidade nas relações e trocar experiências nas áreas de segurança, tecnologia, infraestrutura e, especialmente, no turismo", disse ele, comentando que no início do ano esteve na Alemanha: “a recepção aos nossos projetos foi muito positiva".

Para o vice-ministro alemão, o Acordo Europa-Mercosul representa perspectivas muito promissoras para o futuro. "Nós temos a oportunidade, agora, de criar um dos maiores espaços econômicos do mundo, em termos de mercado, com mais de 770 milhões de consumidores ", avaliou.

Ele disse que um dos principais objetivos de sua viagem ao Brasil e ao Rio de Janeiro é disseminar as informações sobre o Acordo Europa-Mercosul. E acrescentou: “vamos juntos fazer avançar os procedimentos necessários para sua aprovação e para que ele possa entrar em vigor”, explicou.

"A cooperação entre os dois países tem uma longa tradição e está baseada, também, na presença de empresas alemãs com forte atuação no Brasil", concluiu o Vice-Ministro Bareiss.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira