Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2019 - 06:41

Gartner prevê que o futuro do desenvolvimento de aplicações

É a oferta de soluções de multiexperiências. Analistas explorarão o tema e os desafios da Transformação Digital durante o Gartner IT Symposium/Xpo 2019™, em São Paulo.

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que os aplicativos móveis serão a principal fonte de impacto no sucesso dos negócios em 2020. Segundo pesquisas, isso acontecerá à medida que os aplicativos consigam estabelecer novos pontos de contato com os usuários, agregando maior frequência e novas modalidades de interações entre as organizações e seus públicos. Nesse cenário, os analistas do Gartner avaliam que o futuro do desenvolvimento de aplicativos deverá ser cada vez mais focado em multiexperiências.

"Os fornecedores de plataformas de desenvolvimento estão expandindo sua proposta de valor além dos aplicativos móveis e do desenvolvimento da web para atender às demandas dos usuários e do setor", diz Jason Wong, Vice-Presidente de Pesquisa da Gartner. "O resultado é o surgimento de plataformas de desenvolvimento de multiexperiências, que são usadas no desenvolvimento de bate-papo, voz, Realidade Aumentada (AR) e soluções vestíveis em suporte ao negócio digital".

Aplicativos corporativos mais comuns — Apesar do navegador continuar a ser o principal ponto de contato dos aplicativos em geral, os aplicativos móveis estão inegavelmente em ascensão. Como os novos dispositivos imersivos (incluindo relógios inteligentes, smartphones e dispositivos controlados por voz) permeiam o setor, os modos de interação (tipo, toque, gestos, linguagem natural) tendem a se expandir rapidamente também ao longo da jornada digital do usuário.

Entre as empresas que desenvolveram e implantaram pelo menos três tipos diferentes de aplicativos, os mais comuns são aplicativos móveis (91%). "Esses números são mais altos do que quaisquer outros tipos de aplicativos e sugerem que a maturidade do desenvolvimento de APPs móveis é necessária para a expansão para outras modalidades de interação", afirma Wong.

De acordo com o Gartner, os aplicativos de conversação são o segundo tipo de APPs mais desenvolvidos, com 73% para aplicativos de voz e 60% para chatbots. "Isso reflete a evolução natural das funções de aplicativos para oferecer suporte à jornada digital do usuário através de modos e dispositivos baseados em linguagem natural", explica o analista.

Tecnologia para o desenvolvimento da multiexperiências — Os serviços de Inteligência Artificial (IA) hospedados em Nuvem são a tecnologia mais usada para oferecer suporte ao desenvolvimento de aplicativos de multiexperiências (61% dos entrevistados), seguidos pelo desenvolvimento nativo em iOS e Android (48%) e serviços de back-end móvel (45%). "Isso é consistente com o surgimento de interfaces de usuário de conversação, reconhecimento de imagem e voz e outros serviços de Inteligência Artificial que estão se tornando comuns nos aplicativos", diz Wong.

Impacto nos negócios por trás do desenvolvimento da multiexperiências — Ao contrário da percepção de que os aplicativos móveis estão em declínio dentro das empresas, eles lideram os aplicativos projetados para causar o maior impacto no sucesso dos negócios até 2020, segundo as análises do Gartner. Os seguintes aplicativos para dispositivos móveis são aplicativos de realidade virtual e de Realidade Aumentada. "Embora os entrevistados tenham indicado um alto nível de atividade de desenvolvimento para chatbots e aplicativos de voz, muito poucos pensaram que teriam o maior impacto nos negócios até 2020", afirma o analista.

Barreiras no desenvolvimento do desenvolvimento de multiexperiências — De acordo com quase 40% dos líderes ouvidos pelo Gartner, a principal barreira para a criação de aplicativos atraentes, com oferta de serviços de multiexperiências, é a necessidade de alinhamento comercial e de TI. Mais de um quarto dos entrevistados identificou, ainda, deficiências nas habilidades dos desenvolvedores e na experiência geral dos usuários como uma barreira importante para a conclusão dos projetos. "A lacuna de habilidades em relação às tecnologias emergentes não pode ser exagerada quando se discute inibidores para o dimensionamento de iniciativas digitais, incluindo a estratégia de desenvolvimento de multiexperiências", diz Wong.

Informações detalhadas sobre esta pesquisa estão desníveis no relatório “Survey Analysis: Insights to Kick-Start an Enterprise Multiexperience Development Strategy” e serão apresentadas durante o Gartner IT Symposium/Xpo 2019™, o principal evento do Gartner no Brasil e que acontecerá de 28 a 31 de outubro. Trata-se do mais importante encontro de CIOs e executivos de TI do mundo. Líderes da área confiam em eventos como esses para obter insights sobre como suas organizações podem usar TI para superar desafios de negócios e melhorar a eficiência operacional de suas empresas. Acompanhe novidades sobre os eventos no Twitter: #GartnerSYM.

As inscrições para o Gartner IT Symposium/Xpo 2019™ estão com desconto de R$ 700 até 20 de setembro. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados podem entrar em contato com o Gartner pelos telefones (11) 5632-3109, 0800-7741440, e-mail: [email protected] ou site www.gartner.com/br/symposium.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira