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26/09/2019 - 08:40

Artplan Now cobrirá, pela 1ª vez, quatro grandes marcas durante o Rock in Rio

Além das redes sociais do próprio festival, plataforma de análise de dados em tempo real vai trabalhar com Natura, Heineken e Facebook.

A aventura da cobertura de conteúdo e laboratório de dados em tempo real do maior festival de música e entretenimento do mundo acaba de expandir a sua atuação. Após atender marcas como Oi, Estácio, Petrobrás distribuidora, Caixa, V-tex, Montreux, entre outras, a plataforma do Now volta ao Rock in Rio, desta vez, consolidando a cobertura não apenas para o próprio festival, como também para as marcas patrocinadoras Heineken e Facebook, e da marca parceira Natura.

Com o ineditismo de uma cobertura quádrupla no mesmo evento e a ampliação de conversas entre as marcas durante o Rock in Rio, a expectativa de crescimento é grande em diversas frentes. A Cidade do Rock estará maior e com mais atrações e, por isso, o trabalho a ser realizado ganha outra proporção, com um time mais numeroso e integrado a algumas marcas patrocinadoras.

A equipe que, em 2017, sua última edição no Brasil, foi de 75 pessoas, agora cresce e deve contabilizar cerca de 170 colaboradores para esta edição, os quais vão trabalhar em conjunto para contar as histórias que nascem durante o evento. Serão necessários containers de dois andares para acomodar todas as pessoas com a estrutura que o momento exige nesses casos.

O monitoramento das conversas em tempo real, que geram insights diretamente para a equipe de conteúdo, contará com seis milhões de menções durante a época do festival. Ferramentas adicionais de medição e novos dashboards também foram desenhados sob medida para a escala do evento.

“A estratégia definida pelo Artplan Now para as redes sociais do festival considera dezassets a serem trabalhados em quatro pilares de conteúdo que vão agrupar 23 editorias. Serão muitas histórias, as quais devem ultrapassar as 2.338 postagens que foram feitas na última edição. Shareability será a mola propulsora de toda a engrenagem, para que o alcance orgânico dessas histórias possa crescer exponencialmente”, afirma Rodolfo Medina, presidente da Artplan.

Do ponto de vista técnico, a captação do conteúdo contará com câmeras de altíssima resolução, drones de corrida, gravação de vídeos imersivos em 360 para utilização em VR, além de equipamentos mais ágeis e que geram rapidamente material de alta resolução. “O procedimento de edição nos celulares da equipe de captação, recurso que foi muito usado em 2017, será mais intenso e contará com uma infraestrutura ainda mais robusta para upload de imagens estáticas ou em movimento. Tudo isso usado por uma equipe formada especialmente para este momento, com grande experiência em eventos de grande porte e de pessoas que já trabalharam juntas com a estrutura do Now em vários dos demais projetos já realizados pela unidade”, afirma Luiz Telles, diretor Nacional de Conteúdo e Engajamento da Artplan.

O público é o foco de comunicação do Rock in Rio e parte importante dentro da estratégia de compartilhamento de experiências do festival. “Com a cobertura real time do Now, conseguimos ter feedback dos conteúdos que estão sendo apresentados na Cidade do Rock, identificar necessidades de serviços e saber como o público está interagindo com o evento. O Now nos dá a possibilidade de extrapolar a experiência para quem está fora da Cidade do Rock, permitindo nos aproximar, mesmo que por meio das redes, do público e fazendo com que as pessoas se sintam parte do maior festival de música e entretenimento do mundo”, conta Fernanda Estrella, diretora de Marketing do Rock in Rio.

A longa fase de planejamento exigiu da equipe do Now uma grande capacidade de articulação e gestão entre vários interlocutores, incluindo outras agências envolvidas com as marcas.

Para a Natura, foi criada uma equipe de dedicação exclusiva, que trabalhou também o planejamento da cobertura em sintonia com a campanha da marca para o período antes e durante o festival, a integração com as ativações da marca na Cidade do Rock e, principalmente, o acompanhamento da atração cocriada entre Rock in Rio e Natura, a NAVE – Nosso Futuro é Agora, concebida para proporcionar uma nova conexão com o mundo, as pessoas e a natureza em uma experiência multimídia imersiva. Uma das missões do conteúdo gerado no festival será mobilizar as pessoas para uma reconexão com o mundo, começando com novas formas de conhecer e se aproximar da Amazônia.

O papel estratégico do Now para o Facebook será o de cobrir o conteúdo da marca dentro da Cidade do Rock. As postagens serão feitas nas redes oficiais da empresa. Já para a Heineken, a cobertura deve alavancar a estratégia criada para a marca, que está alinhada com o posicionamento global da companhia e a cobertura será importante para potencializar todas as ações do patrocinador durante o festival.

Artplan Now, a unidade de negócios — O Now nasceu a partir do imenso sucesso da cobertura da última edição do Rock in Rio. Ao analisar os resultados de engajamento e alcance orgânico que o conteúdo produziu, a Artplan decidiu agrupar a expertise em uma nova unidade de negócios, que resulta em diferentes produtos e entregas para o mercado de comunicação. A junção de uma estratégia bem elaborada de conteúdo, feita a partir de um entendimento profundo de conversas monitoradas pela equipe de dados e uma operação extremamente eficiente fez com que marcas consolidadas usassem o Now para alavancar o alcance orgânico de alguns de seus momentos mais importantes.

“Cases como a cobertura do V-TEX Day, que elevaram em mais de 1.000% as menções espontâneas de 2018 para 2019 mostram que a fórmula possui eficácia. Ao todo foram dez operações entregues desde janeiro de 2018, quando a unidade foi lançada oficialmente na Campus Party”, acrescenta Telles. O executivo ainda ressalta que este é só o começo do Artplan Now, que reserva outras novidades e parcerias futuras pós-festival.

A?Artplan?— Liderada por Rodolfo Medina, a?Artplan?é a maior agência brasileira, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2018, saltou da 10ª posição para 6ª no ranking das agências (Kantar?Ibope Media – 2018). De acordo com o?Agency?Scope?2018, a?Artplan?foi uma das agências?melhor?avaliadas em Envolvimento da alta direção nas contas e 1ª na avaliação dos próprios clientes, na categoria Boa Equipe de Profissionais. Além disso, tem se destacado, durante quatro anos, no ranking?Great?Place?to?Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.???

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