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26/09/2019 - 08:50

New York Cafe inicia projeto de expansão


O queridinho de Paul MacCartney já tem sete anos de história, e agora a cafeteria curitibana abre processo de franquias, com foco inicial para as regiões Sul e Sudeste

Curitiba — No mês de março, Paul McCartney passou pelo Brasil pela oitava vez e desembarcou em Curitiba para um show épico no Estádio Couto Pereira, realizado no dia 30. Um dia que parecia normal para o chef Luiz Santo, do New York Cafe, casa especializada na gastronomia nova-iorquina, trouxe uma grande surpresa. Durante a manhã, ele recebeu um pedido especial do ex-Beatles: bagels para o café da manhã e lanches durante o dia.

A encomenda foi feita pelo chef Darren, profissional que viaja pelo mundo com Paul MacCartney e é responsável por todas alimentações do artista, que não costuma comer fora do hotel. Vegetariano e preocupado com o planeta, Paul pediu para o chef procurar produtos orgânicos e frescos, além de deliciosas bagels. No pedido, três tipos de bagels: Plain Bagels (tradicional), Sesame (gergelim) e Onion (cebola). Para completar, o chef Luiz Santo mandou, ainda, algumas bialys para o músico matar a saudade da cidade de Nova Iorque.

“Já tinha recebido encomenda para outros artistas, inclusive para o Kiss, em sua última passagem por Curitiba, mas Paul Mccartney é de tremer as pernas. Foi uma das melhores surpresas da minha vida. O legal é que bagels são uma de nossas especialidades. Fiquei muito feliz”, comenta Luiz Santo. “Essa eu coloquei no currículo”, complementa o chef brincando.

Sucesso absoluto em Curitiba, a cafeteria iniciou em 2019 seu audacioso projeto de expansão. A Concept Store do New York Cafe, por exemplo, localizada no bairro Batel, um dos mais tradicionais da capital paranaense, teve um faturamento de quase R$ 2 milhões no ano de 2018. O empreendimento gastronômico chegou a um nível de amadurecimento apto a oferecer uma franquia estruturada, apropriada para dar retorno aos investidores. Não só Paraná, Estado onde a marca já é reconhecida, mas também em novos locais, como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. ?

Em Curitiba, 4 novas franquias já foram vendidas no formato Donut Shop – um formato inédito da marca –, em três shoppings da capital paranaense (Palladium, Pátio Batel e Jockey Plaza) e uma loja em um Strip Mall no Champagnat. Dessas unidades, duas acabaram de abrir as portas (Palladium e Jockey Plaza). “Nosso plano de franquia e expansão está sendo arquitetado desde o primeiro ano da marca”, relata Santo. Apostando em um “novo ar econômico, sem qualquer ideologia política”, Santo afirma que os investidores, inclusive os estrangeiros, estão voltando a observar o Brasil com mais atenção.

Por esse motivo, a meta do New York Cafe é ousada: fechar 2019 com no mínimo 10 lojas – e garantir uma programação de, ao menos, 5 novas franquias no primeiro semestre de 2020. “Dentro dessa tendência, o propósito é atingir a Grande São Paulo no segundo semestre do ano que vem”, projeta Santo. “Já temos novas negociações na Região Metropolitana de Curitiba e no interior do Paraná, em cidades como Ponta Grossa, Londrina e Maringá”, diz.

De acordo com ele, o projeto de lançamento dos modelos de franquia levou um certo tempo até chegar aos seus detalhes definitivos. “Fomos pé no chão de esperar um momento certo de mercado, definir os modelos e encontrar os nichos de mercado. A ideia é estruturar muito bem para que os franqueados reduzam seus riscos e para que possamos oferecer um padrão e controle de qualidade. “Também sentimos que vários detalhes na operação de nossa loja própria precisavam ser aprimorados”, explica Santo.

Os formatos — Com uma taxa de retorno de investimento estimada em cerca de 24 meses, o New York Cafe desenhou três modelos de franquias: os chamados Donut Shops, que contam com no máximo 35 m2, e o To Go, com até 80 m2, ambos podendo ser implantados tanto em shoppings quanto em lojas de rua; e a Concept Store, com ambientes de até 200 m2. As franquias partem de R$ 200 mil e chegam a R$ 1 milhão, considerando a infraestrutura e todo o suporte necessário à operação, além de um mix de produtos adaptado para cada espaço.

“Nosso foco é na venda da experiência New Yorker em todos os modelos de franquia”, conta Santo. Nesse sentido, todas as lojas, independentemente do formato, seguem com o conceito de produtos “para viagem”.

A franqueadora detém o controle total da produção, dentro do conceito “farm-to-table”, levando ingredientes da fazenda diretamente para a mesa, com tudo feito em seu espaço. Para isso, o New York Cafe está investindo na ampliação de sua produção, que será localizada em Curitiba para que a logística de entrega dos produtos seja cumprida.

História — Um ambiente descolado e aconchegante, onde o público tem a oportunidade de vivenciar o melhor da cozinha e da cultura nova-iorquina, nos cafés especiais e no cardápio exclusivo, que destaca os principais sabores de uma das principais cidades do mundo. Essa é a proposta do New York Cafe, que estreou em Curitiba no ano de 2012 com um conceito inédito, refletindo a experiência que o chef brasileiro Luiz Santo adquiriu trabalhando nos Estados Unidos, Nova Zelândia e, principalmente, na fascinante cidade de Nova York. O cardápio da casa apresenta uma grande variedade de itens, e as especialidades são: os Bagels, Snacks, Cheesecakes, Milkshakes e Cafés especiais. | www.newyorkcafe.com.br.

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