Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2019 - 09:14

Ministro da Infraestrutura entrega reforma da pista do Aeroporto Santos Dumont


Com investimento de R$ 9 milhões, a obra foi concluída no dia 20 de setembro(sexta-feira).

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entregou, no dia 25 de setembro (quarta-feira), a obra de reforma da pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia, precedida por visita de inspeção à pista, teve a presença do presidente da Infraero, brigadeiro Hélio Paes de Barros.

Com investimento de R$ 9 milhões, as obras na pista principal do Santos Dumont tiveram início em 24 de agosto e foram concluídas no dia 20 de setembro (sexta-feira). As melhorias estão de acordo com os requisitos regulatórios demandados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), oferecendo melhora no contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca.

Durante visita de inspeção à pista, ministro elogiou o trabalho realizado. “Parabéns à @Infraero. Conseguiu fazer o serviço sem fechar o aeroporto e com o tempo muito menor do que o prazo estabelecido. Os 75 dias previstos inicialmente se tornaram apenas 28. A segurança do usuário está garantida, o que é mais importante”, destacou o ministro.

Tecnologia — Os trabalhos foram concluídos dentro do prazo e executados em menos de um mês, com a restauração de toda a pista, que mede 1.323m x 42m. A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa é de que a pista recuperada dure em torno de dez anos, até a necessidade de nova manutenção.

O fechamento da pista principal, entre agosto e setembro, foi necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: a camada porosa de atrito não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados. As equipes de trabalho atuaram 24 horas, sete dias por semana, para recuperação das camadas estrutural e porosa de atrito. Enquanto a pista principal esteve em obras, a auxiliar recebeu adequações, ficando disponível para que as companhias aéreas pudessem manter suas operações, sem afetar de forma significativa o funcionamento do aeroporto.

Durante entrevista aos jornalistas, o ministro falou do programa de concessão dos aeroportos da Infraero, que deverão passar para o controle da iniciativa privada até 2022. Ele explicou que existe um cronograma de concessões e que está sendo seguido à risca.

“O próximo passo é fazer o leilão, em outubro do ano que vem, de 22 aeroportos. São três blocos: o Norte 1, o Centro e o Sul. A partir do momento em que a gente faz o leilão, inicia a estruturação da sétima e última rodada, com mais 19 aeroportos, em três blocos, incluindo aíCongonhas e Santos Dumont. A previsão é final de 2021, início de 2022. Enfim, até 2022, terão sido concedidos 41 da rede da Infraero, todos os aeroportos”, disse o ministro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira