Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2008 - 09:10

1° Seminário de Jornalismo Científico da FAPEAM

Recentemente foi realizado em Manaus o 1° Seminário de Jornalismo Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). O evento contou a presença de jornalistas, assessores de imprensa, gestores da área de C&T e estudantes de comunicação.

Na abertura do evento, o Presidente da Fapeam, Odelino Sena, recordou que os grandes paises que investiram em C&T tiveram apoio da sociedade mediante o trabalho permanente da mídia em cima do tema. Advertiu que isso ainda não vem acontecendo no Brasil, por considerar a mídia brasileira “extremamente refratária em relação à difusão dos efeitos da área”. Como exemplo, Sena citou um fato ocorrido há poucos dias atrás, onde os jornais abriram manchete para a ocupação da Reitoria da Universidade Federal do Amazonas por 50 alunos, deixando como segundo plano a instalação de um importante encontro no estado do Amazonas, que reunia secretários de Ciência e Tecnologia e dirigentes de fundação de amparo à pesquisa de todo Brasil que havia acontecido no mesmo dia.

O diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amazonas, César Augusto Wanderley, afirmou que a falta de espaço dedicada à C&T nas grandes mídias é decorrente a falta de interesse dos jornais. “Nossos jornais se interessam pelo factual.

Nos deparamos pela manhã, tarde e noite com o caso Isabella. O interesse pela produção do conhecimento é pouco”, diz [sic]. Para ele, é necessário que os jornalistas evitem o emprego de pautas imediatistas, abrindo espaço para notícias sobre Ciência e Tecnologia.

Já o diretor do Departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCT, Ideu Castro, destacou que o Plano de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, lançado pelo presidente Lula em novembro do ano passado, deu grande importância a “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”, seguindo duas linhas de atuação: “Popularização da C&T e Melhoria do Ensino” e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

O encerramento foi realizado pelo secretário de C&T do Amazonas, José Ademir, que finalizou o evento ressaltando que o grande ‘gargalo’ para os gestores da área é descobrir como transformar a ciência e tecnologia em notícia e como popularizar o tema. | Site: www.cdt.unb.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira