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CANAIS

02/10/2019 - 09:03

Porto do Rio de Janeiro terá moderna sinalização náutica em canal de acesso


Foi aprovada a versão final do projeto de sinalização náutica para o Canal de Cotunduba (conhecido por Canal Varrido), principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro para navios de grande porte, dada sua característica de profundidade natural mais elevada. O novo balizamento deverá promover uma navegação mais segura e eficiente das embarcações, especialmente no período noturno, viabilizando assim as operações de carga durante a noite.

Os últimos detalhes foram discutidos no dia 19 de setembro(quinta-feira), na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), durante reunião do Grupo de Trabalho formado por representantes da CDRJ, da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem e dos Terminais de Contêineres. O trabalho, elaborado pela empresa de assessoria técnica Precursore, considerou as normas vigentes da MB, responsável pela segurança do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara. O próximo passo será justamente a apreciação e a aprovação do projeto pela Autoridade Marítima (AM), pois em virtude das alterações propostas no balizamento, será necessária a atualização das cartas náuticas.

Segundo o Gestor do VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, “a expectativa é de que o processo seja rápido e que o novo balizamento já esteja estabelecido em cerca de três meses. ” Villas-Bôas explica ainda que, “para um calado operacional máximo de 15,85m, será possível a navegação segura, no Canal de Cotunduba, de navios maiores com até 349m de LOA e 48,5m de boca, o que vai gerar mais dinamismo e rentabilidade para as operações dos terminais conteineiros. ”

O projeto prevê a inclusão de transceptores de AIS AtoN nas duas boias hoje existentes e o fundeio de três boias articuladas semissubmersíveis (BAS) com o mesmo dispositivo. Os equipamentos de AIS fornecerão informações precisas para os navios sobre o posicionamento das boias. Foram analisados também o novo traçado geométrico do canal e as condicionantes ambientais do local. Além do alargamento do canal e de uma maior precisão na sua delimitação, a fim de diminuir o risco de acidentes, haverá um ganho em inovação tecnológica e a redução dos custos de manutenção.

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