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03/05/2008 - 09:33

Pneus Pirelli FG85 e TG85 oferecem tecnologia avançada para o setor sucroalcooleiro

Empresa desenvolve tecnologias para oferecer produtos em linha com o crescimento do setor de agroenergia no Brasil.

A 15º edição da Agrishow, que ocorre até o dia 3 de maio em Ribeirão Preto (SP), será uma oportunidade para que o consumidor conheça as novidades da Pirelli nas linhas FG85 e TG85, além dos outros produtos desenvolvidos para ônibus e caminhões.

De acordo com Eduardo Sacco, Gerente de Marketing Veículos Comerciais para América Latina da Pirelli Pneus, tanto o FG85 como o TG85 foram especialmente desenvolvidos para o segmento misto: terra e asfalto. Atendendo às necessidades do setor sucroalcooleiro, os pneus tiveram um reforço de tecido metálico na região do talão, o que confere maior resistência às condições de trabalho deste segmento.

Além disso, para aumentar a resistência aos impactos e à oxidação, e melhorar a durabilidade da carcaça, os modelos FG85 e TG85 contam com a tecnologia HETT (High Elongation Technology for Truck), empregada nas cinturas metálicas logo abaixo da banda de rodagem. “Sabemos que os veículos utilizados nesse setor trabalham em condições bastante severas, não só de pista, mas também de carga, por isso as soluções tecnológicas presentes nessa linha conferem um excelente resultado ao usuário”, afirma Sacco.

A Tecnologia HETT difere da tecnologia anterior por apresentar fios de aço espaçados que permitem uma maior penetração da borracha em volta dos fios, conferindo uma excelente resistência às deformações e aos impactos

O FG85 foi projetado para equipar eixos direcionais e livres de caminhões e o TG85 para os eixos trativos. A dupla garante elevada resistência à abrasão e picotamentos, além de possuir design diferenciado que favorece a auto-limpeza e a redução de captura de pedras durante o trajeto.

Outro destaque da Pirelli é o recente lançamento para o segmento rodoviário: o FR85 Vanguard, que possui Banda de Rodagem Inteligente, com indicadores que possibilitam ao usuário preservar a carcaça no início de sua utilização e no final da primeira vida do pneu. A novidade facilita o controle do desgaste do pneu. Dois sulcos de 1,5mm de profundidade acompanham toda a circunferência, localizados nas extremidades da banda de rodagem, um de cada lado.

A linha de produtos em exposição no evento conta, ainda, com o TR85, com banda de rodagem mais larga e sulcos transversais profundos que garantem mais estabilidade, durabilidade e tratividade mesmo nas condições mais severas de uso. Sua aderência ao solo possibilita o aproveitamento de toda a potência do veículo. Além disso, oferece ótima tração tanto em pista seca como molhada, maior segurança, melhor dirigibilidade e desgaste mais uniforme. O novo composto utilizado, aliado ao desenho da banda de rodagem, possibilita ao pneu alcançar alto rendimento quilométrico com baixa geração de calor, o que permite ao usuário reconstruí-lo várias vezes.

Tecnologia HETT -A tecnologia HETT - High Elongation Technology for Truck - funciona como um “amortecedor de impactos”. Ela oferece uma nova geometria de disposição dos fios de aço da cintura, com cordas metálicas que permitem a penetração do composto de borracha entre os fios. Na configuração original, os fios de aço se tocam e não permitem a presença do composto de borracha entre eles. A nova configuração aumenta a elasticidade e a resistência, já que o novo conjunto suporta melhor as deformações ou alongamentos.

Com a nova geometria, os fios de aço ficam mais resistentes às oxidações, o que garante maior vida útil para a carcaça do pneu, amplia as oportunidades de reconstrução e reduz o custo por quilômetro rodado.

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