Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2008 - 09:35

A falta de humanização prejudica a exportação da carne

Dinâmica sobre pecuária realizada na feira alerta sobre a importância do bem-estar animal para garantir a qualidade da carne exigida pelo mercado internacional.

A pecuária nacional está passando por um processo de modernização da atividade, que vai desde o manejo inicial até o abate do animal. No Brasil perde-se neste processo em torno de 3 kg de carne por animal. Na Agrishow está ocorrendo, pela primeira vez, uma dinâmica da cadeia de carne bovina com o tema “Manejo racional e qualidade da carne: da fazendo ao frigorífico”.

Atualmente, as fazendas brasileiras seguem as normas da Lei do Abate Humanitário, que estabelece regras de como o animal tem que ser abatido, além das especificidades de grandes compradores como o abate halal para o mercado muçulmano e o kosher para o judeu.

Segundo o professor de Bem-Estar Animal da Unesp/Jaboticabal, Mateus Paranhos, perde-se cerca de meio quilo de carne por cabeça só com a vacinação errada. Ao final deste processo, a perda pode chegar até 3 kg por cabeça. “Aplicar a vacina em determinadas partes do corpo do animal diminui a qualidade da carne”, completa.

A atitude dos pecuaristas com o gado vai além da relação de produtor e animal de corte. Paranhos afirma que se deve ter atitude para evitar o stress do animal devido ao manejo errado. Outro fator que prejudica a má qualidade da carne para a venda é a falta de mão-de-obra não especializada para este tipo de trabalho. Tanto funcionário quanto a estrutura devem ser qualificados para que a carne não seja prejudicada.

O trabalho de humanização vai além do processo de abate do animal, pois quando maltratado, sente dor, o que resulta em estresse e acarreta rigidez da carne, dificultando a sua comercialização para o exterior. “O gado deve ser tratado como gado”, finaliza Paranhos.

.Agrishow 2008 (Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação), segue até 3 de maio de 2008, Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana IAC – Rod. Antonio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto – SP . || Site: www.agrishow.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira