Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2019 - 07:51

Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda

Rio de Janeiro — O Ministério da Saúde inicia hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, crianças com idade entre seis meses e quatro anos e 29 dias devem tomar a vacina. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco em pessoas de 20 e 29 anos que não estão com a caderneta de imunização em dia. Além das duas etapas, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional.

O infectologista do Lâmina Medicina Diagnóstica, que integra a Dasa – líder brasileira em medicina diagnóstica –, Alberto Chebabo, esclarece que a vacina é a maneira mais eficaz de prevenção. "O recomendado é que sejam administradas duas doses da vacina contra o sarampo para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para indivíduos entre 30 e 49 anos, caso não tenham se vacinado ou não saibam o seu histórico de vacinação previa", explica.

Chebabo ressalta que é necessário estar atento às contraindicações da vacina. "Gestantes, crianças menores de 6 meses, pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação e com histórico de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou que tenha sensibilidade a algum dos componentes presentes não devem ser imunizados", completa.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Além disso, houve o registro de seis óbitos, sendo quatro deles de pacientes menores de 1 ano.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

Sintomas e tratamento — O primeiro sintoma é febre alta, normalmente acompanhada de conjuntivite e tosse. Depois aparecem manchas pelo corpo, começando atrás das orelhas e se espalhando pela face e, posteriormente, pelo resto do corpo. Em casos mais graves, podem surgir infecções respiratórias e encefalites.

Chebabo esclarece que o tratamento é sintomático. "Devem ser prescritos medicamentos para febre, dor e, se houver infecção bacteriana, o paciente deve iniciar o uso de antibióticos, de acordo com a recomendação do médico que atende ao paciente", finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira