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08/10/2019 - 08:37

Ducoco com embalagem conectada da Tetra Pak chega ao varejo

Embalagens estarão equipadas com código único de identificação. Tecnologia permitirá novo formato de interação entre marca e consumidor.

São Paulo — Principal proteção para o produto em seu interior, a embalagem ganha novas funções dentro da indústria de alimentos e bebidas. Em projeto piloto realizado em parceria com a Ducoco, a Tetra Pak traz códigos únicos de identificação impressos em embalagens longa vida, promovendo novo formato de interação entre marca e consumidor e contribuindo para uma comunicação mais direta e transparente na indústria.

Mais de 30 milhões de embalagens de Leite Ducoco (Tetra Prisma® Aseptic um litro) e Água de Coco (Tetra Brik® Aseptic 200 ml e um litro e Tetra Prisma® Aseptic 330 ml) equipadas com códigos únicos de identificação serão distribuídas em redes de varejo de todo o Brasil. Ao escanear o código impresso no topo da embalagem, o consumidor terá acesso à campanha No Ritmo Ducoco, na qual será possível somar pontos e contribuir com um projeto social apoiado pela marca.

A Ducoco criou em sua fazenda, localizada em Camocim, no litoral do Ceará, um projeto educacional idealizado pelos colaboradores da marca. Trata-se de uma escola de música que atende alunos com idades variadas.

Toda a estrutura acaba de ser criada pela empresa e agora, possui espaço para receber mais pessoas e infraestrutura para atender as demandas dos antigos e novos alunos, ampliando a mensagem positiva que a música pode levar à comunidade.

Ao ser escaneada, cada embalagem somará vinte pontos à campanha, que tem por objetivo totalizar 100 mil pontos registrados. Quando a marca for atingida, os alunos da escola tocarão em um show com o cantor Silva, expoente da nova MPB.

“A incorporação de códigos únicos às nossas embalagens nos dará a oportunidade de apresentar ao consumidor um projeto que tem a verdadeira essência da marca Ducoco de forma interativa e engajadora. É uma chance para testarmos formatos inovadores de relacionamento com os consumidores”, explica Lilian Reis, head de Marketing e Sustentabilidade da Ducoco.

Cada embalagem poderá ser escaneada uma única vez. Para acompanhar a evolução da campanha, o consumidor terá acesso ao painel virtual onde será possível checar a sua pontuação individual e a pontuação geral da campanha.

“Avançamos para uma realidade em que a embalagem extrapolará o seu papel de proteção ao alimento. As embalagens conectadas abrem novas possibilidades de comunicação e interação, contribuindo para um contato mais direto e transparente entre marcas e consumidores”, explica Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak Brasil.

A Tetra Pak já atuou ou mantém em desenvolvimento mais de 50 projetos relacionados a embalagens conectadas em diferentes regiões do mundo. Na Europa, um fabricante de leite aumentou em 16% as vendas de seu produto após realizar campanha promocional utilizando códigos únicos de identificação. Ao todo, a campanha contabilizou mais de 17 mil usuários, número três vezes maior que o esperado pelo fabricante caso recorresse a uma campanha promocional tradicional.

Rastreabilidade por meio da embalagem — Além da adição de novas recursos de interatividade, no futuro as embalagens conectadas poderão abrir caminho para a rastreabilidade de ponta a ponta dentro da indústria de alimentos e bebidas. Códigos de identificação impressos nas caixinhas poderão indicar a quais processos cada produto foi submetido, fornecendo informações, por exemplo, sobre a origem da matéria-prima utilizada na formulação do produto, data de processamento e envase, linhas de produção percorridas e outras informações estratégicas para o controle de qualidade dentro da indústria.

Com olhar para o mercado, as embalagens conectadas também poderão servir como fonte de insights para a indústria. Fabricantes poderão identificar focos de perda do produto ao longo da cadeia de distribuição e acompanhar o estoque da mercadoria no varejo, facilitando e melhorando a reposição do produto.

Na Arábia Saudita, um cliente da Tetra Pak ampliou a distribuição de seu produto após identificar que códigos impressos nas embalagens eram escaneados em local diferente ao de compra, indicando uma demanda reprimida e até então não mapeada.

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