Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2019 - 08:13

‘Licença Social para Operar e Avaliação de Impacto Social’


Obra aborda urgência das mineradoras fortalecerem a confiança e o relacionamento com as comunidades locais. Livro apresenta Estratégias de relacionamento com comunidades amplamente adotadas por empresas do Canadá e Austrália com recortes e adaptações necessárias à realidade das mineradoras brasileiras.

Lançado recentemente pela autora Ana Lúcia Frezzatti Santiago, Diretora da ESA Socioambiental Consulting e Doutora em Licença Social para Operar, o livro ‘Licença Social para Operar e Avaliação de Impacto Social’ é resultado de uma ampla pesquisa sobre o tema, envolvendo estudos de especialistas do Canadá e Austrália, líderes no assunto e após comparar com o contexto brasileiro foi possível gerar novos modelos de gestão, além de críticas ao uso da LSO em países em desenvolvimento que apresentam alto índice de vulnerabilidade social.

O livro traz um olhar crítico para a LSO à luz dos crescentes desafios nas relações entre empresas de mineração e comunidades locais e apresenta modelos e índices de gestão que integram as características específicas do contexto local e facilitam o envolvimento das comunidades locais, resultando em uma confiança crescente na empresa para uma LSO mais robusta.

“O setor mineral em âmbito mundial enfrenta desafios relacionados à confiança e aos impactos das suas operações. Os impactos do setor mineral, já bastante conhecidos, assumem uma nova dimensão devido à proporção que adquirem quanto à impossibilidade de cálculo e de controle. Acima de tudo, muitas vezes, transcendem jurisdições territoriais e avançam, no tempo, para outras gerações, como no caso das tragédias de Mariana (2015) e de Brumadinho (2019)”, afirma Ana Lúcia Frezzatti Santiago.

Ana Lúcia Frezzatti Santiago, advogada, mestre e doutora em Economia, Empresa e Sociedade pela Universidade de Alicante, Espanha e FEI SP. Possui 20 anos de experiência de campo na atuação em projetos corporativos e pesquisas científicas sobre interações corporativa-comunitárias.

Na área corporativa atuou no Sebrae, Instituto Camargo Correa, Shell Raízen, Instituto Votorantim, NEXA, CBA, Votorantim Cimentos, Yamana Gold e Vale. Atualmente é diretora da ESA Socioambiental Consulting e pesquisadora sobre LSO no pós-doutorado no Centro Universitário da FEI, onde integra o Grupo de Pesquisa sobre LSO. Em 2020 assumirá a coordenação de projetos na América Latina na Voconiq, startup australiana que atua em 09 países com empresas e comunidades, para a construção de confiança e fortalecer relacionamentos. A startup integra o órgão de pesquisa CSIRO do governo australiano. | Editora: bit.ly/2lAc67t

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira