Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2008 - 10:21

Serviços bancários móveis transformarão o microfinanciamento

Conforme o CGAP condições do mercado significam que os benefícios para os pobres ainda estão a diversos anos de distância.

Washington - Um novo relatório do órgão global de microfinanciamento CGAP prevê que, com as condições adequadas de mercado, os serviços bancários móveis poderiam alcançar um grande número de pessoas pobres que estão fora do sistema financeiro formal. A Experiência Inicial com Serviços Bancários sem Agência (Early Experience with Branchless Banking) promove o desenvolvimento de plataformas de pagamentos inter-operacionais, abordagens práticas e baseadas em riscos referentes à regulamentação, bem como redes compartilhadas de agentes para o manuseio de dinheiro.

"As forças do mercado estão causando a queda dos custos. Nas Filipinas, constatamos que uma transação através de um telefone celular ou um caixa eletrônico custa um quinto de uma visita tradicional a uma agência bancária", disse Gautam Ivatury, Gerente do Programa de Tecnologia do CGAP e co-autor do relatório. "Mesmo globalmente, estimamos que menos que um em dez clientes de serviços bancários por telefone celular seja pobres, iniciante dos serviços bancários ou que esteja fazendo mais do que simplesmente pagamentos e transferências".

Pagamentos e transferências de fundos dominam os serviços de financiamento móveis por diversas razões, conforme informa o relatório. Os operadores móveis em particular, preferem comercializar os serviços de pagamentos já que estes estão mais alinhados com os modelos tradicionais de receita. Estes serviços são também menos prováveis de fazer com que os operadores tenham dificuldades com a regulamentação bancária.

"Quando se trata de alcançar as pessoas mais pobres que não estão incluídas no setor financeiro formal, a realidade dos serviços bancários por telefone celular não é igual ao potencial, nem à publicidade exagerada que é feita, pelo menos ainda não, disse Ignacio Mas, consultor do CGAP e co-autor do relatório. "Identificamos oportunidades para os provedores de serviços que forem rápidos na criação de novos produtos, especialmente se eles puderem estabelecer redes compartilhadas de agentes para manuseio de dinheiro que cubram aquela 'última milha' para a entrega do serviço".

O relatório afirma que nos casos em que as condições do mercado não estão conduzindo serviços bancários mais amplos tais como crédito e poupança, poderá existir um papel para os formadores de políticas e para aqueles que defendem o aumento do acesso aos financiamentos.

A Experiência Inicial com Serviços Bancários sem Agência será apresentada no seminário GSMA Mobile Money Summit, no Cairo e está disponível on-line no endereço: http://www.cgap.org .

O Grupo Consultivo para Assistência aos Pobres (CGAP -- The Consultative Group to Assist the Poor) é o principal recurso mundial para o avanço do microfinanciamento. O CGAP fornece à indústria financeira, governos e investidores informações objetivas, opiniões especializadas e soluções inovadoras para a expansão efetiva do acesso ao financiamento pelas pessoas pobres em todo o mundo. || Site:www.cgap.org | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira