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06/05/2008 - 10:31

Libra Terminais recebe o navio Rio de La Plata


O maior porta-contêineres em operação na costa brasileira, com capacidade para 5,9 mil TEUs.

A Libra Terminais recebeu no último dia 2 de maio (sexta-feira), o Rio de La Plata, maior porta-contêineres em operação na costa brasileira e recém entregue à Hamburg Süd. Com 286 metros de comprimento, o navio tem capacidade para 5,9 mil TEUs e está escalado para serviço na rota Ásia-Costa Leste da América do Sul.

Construído pelo estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coréia, o Rio de La Plata é o primeiro de uma série de seis navios idênticos. Vale destacar que desde 2004, os navios da Hamburg Süd são certificados pelo Environmental Passport da Germanicher Lloyd, somente concedido a embarcações ambientalmente corretas, que atendam aos mais altos padrões técnicos.

Os dados técnicos do "Rio de La Plata": Capacidade de 80.455 tdw, capacidade dos contêineres: 5.900 TEUs, plugs para contêineres frigoríficos: 1.365, sendo 286,45 m de comprimento total, 273,45 de comprimento entre perpendiculares, 40 metros de largura, calado máximo de 13,5 metros, velocidade: 23 kn e potência do motor principal de 45.760 kw.

Perfil da Libra Terminais - Atuando desde 1995, a Libra Terminais nasceu em Santos, se especializou em contêineres e é a maior operadora da margem direita do Porto. É hoje uma das empresas mais bem equipadas do setor na América Latina e iniciou as suas operações após ter vencido a primeira licitação pública de um terminal de contêineres, realizada pela Codesp. Em 2007, movimentou 860 mil TEUs e a expectativa de crescimento de 9% em 2008.

Em 2008, o principal investimento é a criação da Libra Terminal Valongo S/A – Teval, o primeiro terminal multimodal do Porto de Santos, que atenderá toda a margem direita. O empreendimento será erguido em uma área de 144 mil metros quadrados, estrategicamente situado na entrada da Cidade. O investimento do projeto será de R$ 97,5 milhões, com o início das obras em maio e atividades operacionais a partir do segundo semestre.

Voltada a atender exportadores e importadores, a iniciativa permitirá a otimização do fluxo logístico na margem direita, com impacto positivo na solução dos gargalos existentes e redução nos custos associados. “O objetivo é ajudar a racionalizar toda a logística interna do Porto.”, informou Pecly.

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