Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2019 - 08:28

Porto de Suape marca presença na ESRI Brasil 2019 com projeto de tecnologia


Dá para imaginar a complexidade de gerenciar um território de 150 quilômetros quadrados, com vários atores envolvidos, como indústrias, comunidades e com oito mil hectares de área verde? Para ajudar nessa difícil tarefa, uma nova tecnologia de gestão de informações geográficas e estatísticas está em implantação no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. O Projeto Suape GEO, como batizado, foi apresentado nesta quinta, em São Paulo, no Encontro de Usuários ESRI Brasil 2019, maior evento online do país sobre a plataforma SIG (Sistema de Informações Geográficas) ou, em inglês, GIS (Geographic Information System). 

A ferramenta será utilizada para planejamento, implantação de indústrias e fiscalização de ocorrências como desmatamento em áreas preservadas e invasões no território. “O satélite mapeia aquilo que está no solo como uma fotografia. Queremos comparar como essas fotos mudam ao longo do tempo. Qualquer objeto que ocupe o solo e que tenha tamanho maior que 81 metros quadrados terá essa diferença detectada. A partir daí drones entram em cena para identificar do que se trata”, explica o especialista em geotecnologia e coordenador de Informações Territorias de Suape, Gleidson Dantas, que administra o projeto e o apresentou no encontro. 

De acordo com Gleidson, além de apoiar as demandas diárias de informações geográficas desse grande ecossistema que é o Complexo de Suape, o projeto também ajuda na integração entre as empresas e o porto, entre as empresas e as pessoas e entre as pessoas e o porto. “Digamos que alguém desmatou uma área de preservação para construir ou, ao contrário, tinha um terreno vazio e foi feito plantio. Isso vai ser identificado. Em termos de planejamento para implantação de novas indústrias, teremos mapeados todos os espaços disponíveis e a situação geral desses espaços, o que ajuda a escolher os locais mais adequados, respeitando a geografia dos terrenos”, exemplifica.

O Suape GEO vai unir várias tecnologias como geoprocessamento e geolocalização, entre outras, consolidando informações sobre o território e sobre a dinâmica de como esse território atua entre seus diversos atores. Um dos ganhos será esse reconhecimento e caracterização do espaço geográfico mais preciso. Tudo isso será disponibilizado num sistema na web, em software desktop e em aplicativos para celulares, permitindo fornecer informações geográficas em grande escala, coletar dados em campo, além de processar dados geográficos com maior solidez e velocidade, apoiando os estudos e análises sobre o território.

O Projeto SuapeGeo já está em desenvolvimento e deve ser lançado no início do próximo ano. O sistema terá um grande banco de dados com imagens de satélites, dados cartográficos, fotográficos, digitais e planilhas. Num primeiro momento, a plataforma será alimentada com os dados já disponíveis de diversas áreas, tais como: ambiental, dados relativos ao Plano diretor e ao zoneamento territorial, dados relativos às empresas instaladas, entres outras informações, que ficarão disponíveis para acesso por meio do sistema web. Na segunda fase, haverá um mergulho mais detalhado nos processos de negócios de cada diretoria da empresa Suape para compreender o seu funcionamento e identificar como o SIG poderá ajudar em seus fluxos de trabalho.

EU ESRI Brasil 2019 - O Encontro de Usuários ESRI Brasil é um evento para quem acompanha as novidades da plataforma ArcGIS e todos que buscam conhecer as últimas tendências de tecnologia e mercado. É uma versão brasileira do encontro de usuários que acontece todos os anos em San Diego, nos Estados Unidos, e que reúne mais de 18 mil pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira