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24/10/2019 - 07:29

Web para Todos lança campanha para promover acessibilidade digital


Ação é criada pela Publicis, nova agência-voluntária do Movimento.

Acessibilidade no mundo digital é lei, é urgente e é benéfica para todos. Com sites e aplicativos mais simples e fáceis de navegar, que carregam mais rápido em qualquer dispositivo, a comunicação passa a ser muito mais eficaz para qualquer perfil de usuário e consumidor, inclusive para aqueles com algum tipo de deficiência. Essa é a missão do Web para Todos (WPT), Movimento que a partir de agora passa a contar com a Publicis como agência-voluntária.

A parceria começa com uma nova campanha, que inclui filme-manifesto e webfilme. A proposta das duas peças é reforçar como tarefas simples para a maioria das pessoas podem ser muito complicadas para quem tem algum tipo de deficiência. Enquanto o filme-manifesto apresenta a missão do Web para Todos de forma emocional, o webfilme usa o bom humor para relatar as dificuldades que este público enfrenta ao tentar se conectar com o mundo por meio da web.

No vídeo, um rapaz cego tenta usar o Tinder e faz comentários curiosos sobre os quais provavelmente as pessoas sem deficiência nem pensam: “Se você acha que encontro às cegas é estranho, é porque não sabe o que eu passo com esses apps”, diz o protagonista antes de sugerir que, por exemplo, os perfis tenham voz. Enquanto o aplicativo não é acessível, ele se vira com o que tem e sai dando like, like, like, like... As pessoas com deficiência que participam dos dois filmes são não-atores que integram a rede do Web para Todos.

“Muitos não sabem que há diversas barreiras de acesso em sites e aplicativos, e que elas são fáceis de serem eliminadas. Com essa campanha, esperamos chamar a atenção da sociedade para o problema e contar com o engajamento de todos para corrigi-lo o mais rápido possível. E, assim, tornar a web brasileira num ambiente realmente justo e inclusivo”, afirma Simone Freire, idealizadora do WPT.

No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas (o equivalente a um quarto da população ) têm algum tipo de deficiência que, por barreiras técnicas nos sites e aplicativos, são impossibilitadas de se informar, se divertir, estudar e consumir online.

Para Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis, abraçar a causa do Movimento é muito natural. “O Brasil tem 45 milhões de pessoas, ou um quarto da população, com alguma deficiência que dificulta o seu acesso à internet. Como empresa de comunicação, que leva mensagens e iniciativas das marcas a todo o povo brasileiro, nós precisávamos contribuir para mudar esse cenário”, comenta. “Nós enxergamos a inclusão e a inovação como os únicos caminhos possíveis para a indústria da comunicação, e o Web para Todos une esses dois lados””, acrescenta Domênico Massareto, CCO da agência.

A Publicis — Agência que leva o nome da terceira maior holding de comunicação do mundo, a Publicis tem o "Lead the Change" como filosofia: ou você lidera as mudanças ou será liderado por elas. A missão da agência é ser o parceiro ideal no processo de transformação dos negócios dos clientes, antecipando mudanças e oferecendo soluções com excelência e constante medição de resultados.

O Movimento Web para Todos tem o propósito de mobilizar, educar e transformar a sociedade para a construção de uma web acessível a todas as pessoas, inclusive os mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

Foi idealizado em 2017 pela empreendedora Simone Freire, fundadora da Espiral Interativa, agência especializada em comunicação inclusiva, em parceria com o W3C Brasil, consórcio internacional que desenvolve padrões para a web em todo o mundo.

O Movimento promove, por meio de sua plataforma online, o compartilhamento de experiências, a troca de conhecimento técnico e a oferta de ferramentas e serviços que auxiliam na construção de sites e apps acessíveis. Com o apoio de parceiros estratégicos e um grupo de voluntários especialistas em acessibilidade, o Web para Todos também realiza oficinas de capacitação e produz relatórios técnicos sobre acessibilidade na web, com a missão de disseminar dados qualitativos para a sociedade e criar, futuramente, parâmetros comparativos de acompanhamento da transformação digital.

Fazem parte da rede do Movimento as seguintes organizações: Parceiros institucionais - Espiral Interativa, W3C Brasil, Ceweb.br, CGI.br, NIC.br, Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor (Idec) e Fundação Roberto Marinho;

Organizações amigas da acessibilidade - Abradi, Amankay, Audima, BigData, Brasscom, Camara-e.Net, Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escola de Direito da FGV SP, Fundação Dorina Nowill, HandTalk, Instituto Mara Gabrilli, Instituto Rodrigo Mendes, Laramara, MATAV-Unesp, Nossa Causa, ONCB - Organização Nacional de Cegos do Brasil, Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo, Santa Causa, SiDi e Vida Mais Livre.

Saiba como tornar seu site e redes sociais acessíveis e ganhar novos visitantes — No site do Movimento Web para Todos há dicas, guias, exemplos práticos, códigos e muitas outras informações para orientá-lo nesse sentido. Fizemos uma curadoria especial para você! Confira:

. Confira 13 dicas imperdíveis sobre acessibilidade digital de conteúdo.

. Conheça dicas e exemplos práticos para fazer links acessíveis.

. Criadora do projeto #PraCegoVer incentiva a descrição de imagens na web.

. Guia completo para criação de um site acessível: .Como fazer um site acessível: planejamento e conteúdo.

. Como fazer um site acessível: design.

. Como fazer um site acessível: programação.

. Cartilhas, guias e outras referências na Biblioteca do Movimento Web para Todos.

Agência: Publicis Brasil | Título: Como marcar um date no App (Sendo Cego) | Produto: Institucional | Cliente: Movimento Web para Todos | Cco: Domenico Massareto | Diretor de Criação: Saulo Mileti | Redator: Paulo Costa| Diretor de Arte: Felipe Azambuja e Caio Verçosa | Head de Rtv: Renata Sayao | RTV: Valdir Dos Santos, Márcia Albuquerque E Natasha Zamianini | Mídia: Henrique Fogaça e Theodora Mello | Atendimento: Paula Ganem e Katryn Gabryellen | Aprovação Cliente: Suzeli Damaceno E Simone Freire. | Produtora De Video: 7 Filmes | Diretor: Gugu Seppi | Head Of Art: Alexandre D'albergaria | Diretor De Fotografia: Marco Antônio Ferreira | Montagem: Renato Andrade De Oliveira Batata | Atendimento: Anna Fauaz | Produção: Giácomo Vulcano | Coordenação De Pós-Produção: Thaís Castrioto | Pós-Produção/Finalização: Renne Perez, Jeff Almeida E Diogo Meyer | Produtora De Som: Comandos | Trilha: Equipe Comando S | Mixagem: Equipe Comando S | Locutora: Andrea Mathias | Atendimento: Elis Pedroso/Juliana Marchetti. | Acessibilidade: Intérprete De Libras: Karina Zonzini Bueno| Audiodescrição do Filme Manifesto: Marco Petucco | Audiodescrição do Filme Tinder: Natália Alcantara.

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