Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2008 - 11:06

IBRI reforça Governança Corporativa e cria as diretorias Nordeste e Sul

Durante Assembléias Ordinária e Extraordinária, Instituto adota novas regras de governança e cria diretorias executivas Nordeste e Sul

Em Assembléia Ordinária e Extraordinária, ocorrida em 30 de abril de 2008, foi aprovada proposta da Diretoria e Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). Durante as Assembléias, foram decididas regras claras que estruturam a direção executiva do Instituto e foram criadas as Diretorias Executivas Nordeste e Sul.

Os participantes avaliaram ser importante realizar uma “blindagem” ao analisar a revisão do Artigo 29, cuja proposta estabelece perda de cargo, declarada pelo Conselho de Administração, para qualquer integrante da Diretoria Executiva que atue em atividade que possibilite conflito de interesse com seu mandato no Instituto. “Entendemos que o IBRI deva ser sempre dirigido por profissionais de Relações com Investidores que estejam em atividade nas companhias abertas brasileiras, evitando também potenciais conflitos de interesse”, explica João Pinheiro Nogueira Batista, presidente do Conselho de Administração do IBRI.

“Se entendermos Governança Corporativa como a criação de estruturas que minimizem riscos e busquem a sustentabilidade da entidade, essa alteração estatutária está alinhada com as melhores práticas de Governança”, ressalta Geraldo Soares, presidente executivo do Instituto. O Instituto segue as boas práticas de Governança Corporativa ao exercer práticas como: divisão da presidência do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva; eleição direta dos membros do Conselho e da Diretoria; órgãos permanentes como o Conselho Fiscal e o Comitê de Ética; e regulamento interno para todas as comissões do IBRI.

O IBRI e o mercado de capitais brasileiro cresceram muito nos últimos anos, trazendo um novo desafio: expansão para novas regiões. As regiões Nordeste e Sul têm um bom potencial de crescimento nos próximos anos, tanto em relação a empresas já abertas como as que estão se estruturando para a listagem em Bolsa. Para Geraldo Soares, os novos diretores executivos do IBRI, Ricardo Rosanova (Diretoria Sul) e Álvaro Bandeira de Paula (Diretoria Nordeste), são profissionais experientes, qualificados e comprometidos com a missão do Instituto. “Não tenho dúvida da relevante contribuição que ambos darão ao crescimento do IBRI”, conclui.

Ricardo Rosanova Garcia - Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Profissional com mais de nove anos de experiência nas áreas de Controladoria e Relações com Investidores. Sua carreira teve início em 1998, no Banco Itaú Holding Financeira S.A., deixando o mesmo como analista de RI em 2005. Lá foi responsável pela implantação do primeiro CRM (Customer Relationship Management) de Relações com Investidores do Brasil. Atuou na Global RI como Consultor de RI no ano de 2006, passando para Supervisor de RI na Mahle – Metal Leve S.A. no ano de 2007. Atualmente, é Gerente de RI do Paraná Banco S.A. desde outubro de 2007. Atua ainda como presidente da Comissão de Credenciamento e Novos Associados no IBRI.

Álvaro Luiz Bandeira de Paula, 43 anos, diretor de Investimentos e Relações com Investidores do Grupo M. Dias Branco. Atuou como sócio diretor da Activus Gestão Empresarial, consultoria com foco na prestação de serviços financeiros É professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará Compôs o quadro do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, onde, dentre outras, exerceu as funções de Gerente de Negócios Corporativos, Gerente da Mesa de Câmbio e Analista Financeiro. É Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, tendo também realizado treinamentos em Finanças, Mercado de Capitais, Projetos e Comércio Exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira