Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2019 - 07:33

Ouro Negro fornecerá tecnologia MODA para Petrobras

Contrato prevê a prestação de serviços de monitoramento de risers flexíveis com a utilização do MODA Retrofit, sistema de Monitoramento Óptico Direto no Arame aplicável em risers flexíveis já em operação. A vantagem dessa tecnologia é que sua instalação pode ser feita sem a interrupção da produção de óleo e gás da unidade offshore. Monitoramento dará maior previsibilidade e auxiliará na tomada de decisão para otimização da produção.

Rio de janeiro — A Ouro Negro, empresa brasileira de tecnologia com foco no desenvolvimento de inovação para o setor de óleo e gás, vai fornecer sistemas de Monitoramento Óptico Direto no Arame – MODA, na versão Retrofit para risers flexíveis de unidades offshore em operação da Petrobras.

Para o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa, a parceria é uma confirmação da versatilidade dessa tecnologia 4.0, que vem sendo fornecido há mais de 5 anos para diversas plataformas offshore na versão SPY HOLE — quando os sensores são instalados durante a fabricação dos risers flexíveis, no fornecedor.

Licenciada pela Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras, o MODA foi desenvolvido em parceria com a PUC-Rio, tendo recebido o prêmio de Inovação Tecnológica da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) , em 2014. É também uma das tecnologias usadas no desenvolvimento do pré-sal pela Petrobras, que recebeu o Award Distinguished Achievement Award da Offshore Technology Conference (OTC), em 2015.

“O MODA Retrofit, assim como o SPY HOLE, alia o que há de mais moderno em sensores ópticos e data analytics, auxiliando o monitoramento da integridade de risers flexíveis em operação em unidades offshore, sem interrupção da produção, minimizando os riscos operacionais”, destaca Costa.

“Com o MODA Retrofit, as operadoras têm a oportunidade de tomar medidas preventivas em relação aos equipamentos, a partir do monitoramento em tempo real conduzido pela Ouro Negro. Ao indicar o estado de integridade da camada externa da armadura de tração do riser na região de topo do equipamento (End Fitting), fornecemos às operadoras informações relevantes para a gestão do ativo, apoiando a otimização da produção”, complementa Eduardo Costa.

O CEO da Ouro Negro observa que essa solução é disponibilizada para o mercado aliada a um pacote completo de serviços, que abrange desde o fornecimento e instalação dos sensores nos risers em operação, incluindo o monitoramento em tempo real desses equipamentos, além de emissão de relatório periódicos sobre os mesmos. “Uma tecnologia 4.0, que pode ser utilizada em qualquer risers flexível, sem parada da produção, é, sem dúvida, uma solução que entrega valor ao cliente”, conclui Eduardo Costa.

A Ouro Negro — Empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para as atividades de E&P da indústria de óleo e gás, a Ouro Negro disponibiliza soluções de monitoramento da integridade de equipamentos e estruturas, sistemas integrados de completação inteligente de poços, engenharia submarina, soluções baseadas no uso de laser de alta potência, sistemas robóticos para inspeção e operação em poços e subsea e inteligência computacional para a gestão da integridade de ativos. | www.ouronegro.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira