Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2019 - 07:33

Ministro de Minas e Energia na OTC Brasil 2019


“Estamos no caminho correto e contribuindo para o crescimento nacional”, diz ministro da MME

“O interesse despertado pela exploração e produção de petróleo e gás tem demonstrado que estamos no caminho correto e contribuindo, decisivamente, para o crescimento nacional a longo prazo e para a prosperidade”, destacou no dia 29 de outubro(terça-feira) ministro Bento Albuquerque na abertura da Offshore Technology Conference Brasil 2019 (OTC 2019) no Rio de Janeiro.

Durante seu discurso, Albuquerque anunciou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com base nas negociações do governo brasileiro com as Nações Unidas (ONU), autorizou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a incluir, a partir do próximo ano, blocos exploratórios para além dos limites das 200 milhas náuticas, em região que está sendo tratada por “espelho Pré-Sal”. Essa denominação decorre de estudos geológicos realizados pela ANP, que apontam para um grande potencial de reservas de petróleo na região.

Além disso, no final de 2019, o Ministério de Minas e Energia (MME) irá incorporar outro ano de leilões à série atual, com a realização de licitações petrolíferas até 2022. “Com essas rodadas, buscamos alcançar a meta de posicionar o Brasil entre os cinco maiores produtores de petróleo do mundo”, disse. Até 2030, a expectativa é atingir 5,4 milhões de barris de óleo por dia e duplicar a produção de gás natural, para mais de 260 milhões de metros cúbicos por dia.

De acordo com o ministro, essas rodadas constituem uma janela única de oportunidade para o desenvolvimento do potencial petrolífero brasileiro, considerando que os recursos possuem valor ao longo do tempo. “Os esforços tecnológicos para a exploração em águas profundas já realizada, e as que estão por vir, ajudarão o País a valorizar as nossas reservas.

Albuquerque também destacou o sucesso do primeiro ciclo da Oferta Permanente e da 16ª Rodada de Concessão e enfatizou a importância dos próximos: o Leilão dos Excedentes da Cessão Onerosa (06/11) e a 6ª Rodada de Partilha de Produção (07/11).

“Esperamos que, com a conclusão das Rodadas em 2019, teremos significativos investimentos nos contratos assinados, assim como arrecadação expressiva a título de bônus de assinatura.”

Melhoria das rodadas de licitações — No domínio das boas práticas de governança, será lançado o programa de melhoria das rodadas de licitações de exploração e produção de petróleo e gás natural. Os objetivos são melhorar a política de licitação, maximizar o Valor Presente Líquido (VPL) da União e aumentar a competitividade e atratividade das áreas.

“Tudo isso reafirma o Brasil, como destino seguro e confiável, para investimentos, o que tem sido constatado pelo número e pela diversidade de empresas qualificadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para competir pelas áreas ofertadas neste ano”, concluiu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira