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08/11/2019 - 07:51

Movida registra maior lucro líquido da história com crescimento de 46%


A receita bruta cresceu 54%, superando a marca de R$ 1 bilhão no trimestre, e o Ebtida evoluiu 61%, atingindo recorde de R$ 192 milhões.

São Paulo — A Movida concluiu o terceiro trimestre de 2019 com marcas trimestrais históricas em diversas linhas do balanço de resultados, o que reforça o ritmo de evolução firme, consistente e contínuo da companhia. Destaque para o Lucro Líquido trimestral, que registrou o recorde de R$ 60 milhões (+45,8% na comparação com 3T18). O Ebitda apresentou expansão nas margens de todas as linhas de negócios, com aumento consolidado de 51% na margem de serviços e o maior valor já registrado pela companhia, com R$191,8 milhões (+60,6% versus 3T18). A margem líquida também foi a melhor da empresa, atingindo 16% com evolução de 2,6 pontos percentuais frente ao 3T18. Além disso, pela segunda vez consecutiva, a receita bruta ultrapassou R$1 bilhão de reais (+54% frente 3T18), impulsionada principalmente pela expansão de 92,6% na receita de Seminovos.

"Nosso crescimento dos últimos nove trimestres mostra um sólido avanço sustentável, fundamentado em uma genuína eficiência operacional, o que mostra que os benchmarks do setor ainda estão em construção. Esses resultados são fruto de uma equipe de alta performance, que atua com foco na satisfação do cliente e na rentabilidade dos negócios", comenta Renato Franklin, CEO da Movida.

Estruturalmente, a Movida também cresceu. Com uma demanda aquecida, a frota superou a marca de 110 mil carros (+24,0% versus 3T18), sendo 71 mil carros alocados em Rent-A-Car (+10,4%) e 39 mil em Gestão e Terceirização de Frotas (+59,2%). A quantidade de carros operacionais de RAC aumentou 16,9% no período, com destaque para pessoas físicas e produtos mensais, que ampliam a recorrência e a fidelidade dos clientes. Já o crescimento de GTF se manteve, em sua maioria, em contratos de pequenas e médias empresas, que tendem a ser beneficiadas por uma possível retomada da economia. A frota total superou a operacional em 8 mil carros, sinalizando um crescimento futuro já contratado. A Margem Ebtida do RAC evoluiu 6,2 p.p. na comparação com o 3T18, atingindo 45,7%, enquanto que a do GTF cresceu 35,6%, Foram abertos ainda mais 10 pontos de atendimento desde outubro de 2018, quatro voltados para o RAC e seis para seminovos, sendo que a maioria desses locais possuem estruturas conjuntas, gerando um maior potencial de diluição dos gastos fixos.

A contínua evolução da área de Seminovos foi um dos principais fatores que contribuiu para essa ampliação estrutural. O número de carros vendidos cresceu 82,7%, saltando de 7.959 no terceiro trimestre de 2018 para 14.543 no mesmo período de 2019, volume compatível com o giro da frota atual. Essa performance, somada à recuperação da margem bruta para níveis acima de 4% e a melhor margem Ebitda desde o IPO em 2017 (-0,5% no trimestre com evolução de 6,3 p.p. ano a ano e 1,3 p.p. trimestre a trimestre), permitiu chegar mais próximo do ponto de equilíbrio, o melhor resultado dessa linha de negócios desde a abertura de capital e em linha com o objetivo estratégico de empresa.

"E ainda há muito espaço para melhorar nos nossos indicadores unitários e trazer consequentemente expansão de margens em todas as linhas. Acreditamos que o setor corporativo de RAC, por exemplo, ainda terá um crescimento mais acentuado com o reaquecimento da economia brasileira, possivelmente concentrado nos próximos trimestres. E seguimos focados no propósito de nos tornarmos a melhor plataforma de mobilidade do Brasil", completa Franklin.

A companhia terminou o terceiro trimestre de 2019 com R$ 1,6 bilhão de caixa. Como parte da estratégia de melhoria continua da estrutura de capital, desde o primeiro semestre a empresa mantém o prazo médio da dívida em torno de três anos. A operação de follow-on concluída em julho, que totalizou R$832,5 milhões, sendo R$ 514 milhões na primária, contribuiu para apresentar a menor alavancagem já registrada, chegando a 2,3x dívida líquida/Ebitda e permitirá um crescimento adicional. Considerando esse resultado e a atual curva de juros da economia brasileira, há espaço para aumentar a alavancagem e capturar ainda mais o crescimento do setor, que segue impulsionado pela baixa penetração e pela transformação cultural, e deve se beneficiar ainda mais com a retomada da atividade econômica.

No último trimestre, a Movida seguiu trabalhando em inovação para transformar o aluguel em uma experiência cada vez mais completa. Recentemente, a locadora lançou o Pré-Pago Movida, que traz planos de diárias de aluguel de carro com contratação antecipada, onde o cliente garante um preço fixo da locação para utilizar quando e onde quiser. Houve também a criação do Movida Experience, um programa de passeios em carros dos sonhos como Porsche Boxter, Mustang e Ferrari F430. No Rent a Car, a companhia reorganizou os grupos e incluiu três novos modelos de carro para otimizar a oferta frente à demanda.

Todo esse trabalho focado no engajamento do cliente já está incorporado no DNA da companhia. Prova disso é que a Movida foi eleita a melhor locadora do Brasil ao conquistar o Prêmio Parceiro de Valor 2019 entregue pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABracorp), que considerou critérios como melhores práticas, eficiência no atendimento, competitividade e tecnologia e inovação. E pelo segundo ano consecutivo, os leitores da Melhores Destinos elegeram a Movida como a melhor locadora em qualidade de serviços e custo-benefício.

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