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08/11/2019 - 08:03

CDLRIO e SPC comemoram 64 anos

O CDLRio (Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) e o SPC(Serviço de Proteção ao Crédito), que nasceram juntos, estão comemorando 64 anos. A data é considerada um marco e uma verdadeira revolução na história do comércio e do sistema de crediário no Brasil.

Na época, em 1955, para avaliar a concessão de crédito ao consumidor os lojistas tinham que percorrer um longo caminho, através de informantes profissionais, pessoas físicas, que colhiam informações comerciais sobre o candidato ao crédito em outros estabelecimentos, como açougue, armazém, padaria e vizinhos, nas cercanias da residência do cliente. Tudo isso levava cerca de 20 dias até a aprovação. Hoje isso é feito em segundos.

Fundado em 7 de novembro de 1955 a criação do CDLRio é uma história de pioneirismo e determinação dos empresários lojistas e se constitui num dos exemplos bem–sucedidos entre as entidades de comércio do Brasil. Ao longo desses 64 anos a entidade preparou-se montando uma eficiente infra-estrutura e dedicando especial atenção aos seus mais de 15 mil associados, a quem presta diversos serviços, entre eles o de reestruturação operacional, financeira e jurídica, colaborando para evitar o fechamento de muitos estabelecimentos comerciais.

Segundo o seu presidente, Aldo Gonçalves, o CDLRio persegue o caminho da modernização, atualização técnica, operacional e da responsabilidade social, pois entende que a sobrevivência e a evolução do comércio varejista, setor de forte concorrência, depende de um contínuo aprimoramento. “É uma nova era em que a entidade está cada vez mais sintonizada com o desenvolvimento do setor, da Cidade, do Estado e do país”, conclui Aldo.

O CDLRio é uma entidade pioneira que ostenta números que a consagram como uma das líderes do setor, especialmente na proteção e auxílio na concessão de crédito. Ao longo desses 64 anos de existência intermediou e ajudou a negociar através do seu Serviço Central de Proteção ao Crédito, mais de 70 milhões de dívidas contraídas pelos consumidores, recebeu mais de 500 milhões de consultas (que indicam o movimento das lojas), e mede com eficiência os níveis de inadimplência no setor.

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