Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2019 - 05:55

Reaberto, Parque Nacional de Abrolhos está livre de manchas de óleo

Visitação foi liberada pela direção do parque. Ecoturismo e turismo de aventura são principais motivos de procura de turistas.

A partir do dia 08 de novembro (sexta-feira), o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul da Bahia, volta a receber turistas. A visitação foi suspensa desde o dia 03 de novembro (domingo), em decorrência do vazamento de óleo no Arquipélago. Segundo a direção do parque, o fechamento tinha o objetivo de minimizar ao máximo riscos à saúde dos visitantes.

O arquipélago de Abrolhos é diariamente monitorado por meio de rondas de navios da Marinha, drones e da atuação de mergulhadores autônomos, embarcações de pescadores voluntários, pesquisadores, ONGs, voluntários e da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque é um dos principais berços da biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Inaugurado em 1983, é a primeira unidade de conservação marinha do país.

Recorde de visitação — O número de visitantes em unidades de conservação do País registraram recorde em 2018. Mais de 14 milhões de visitantes confirmaram o potencial brasileiro para o ecoturismo e para o turismo de aventura. Só no ano passado, a atividade gerou ao país cerca de 80 mil empregos diretos. Nos últimos anos, a procura de turistas estrangeiros por esses segmentos cresceu 27,3%. Cerca de 71% das visitas a unidades de conservação do Brasil foram realizadas em parques nacionais.

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Embratur, o Ministério do Turismo trabalha para desenvolver o turismo ecológico associado à conservação da biodiversidade, além do apoio à promoção dos destinos, com inclusão social e geração de emprego e renda. O MTur  já possui mais de 30 áreas de conservação mapeadas com base em Índice de Atratividade Turística para ações de promoção e marketing e obras de sinalização turística, além de uma Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade.

Monitoramento das manchas — O estado da Bahia, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Sergipe e Pernambuco estão com as praias limpas segundo dados do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo, G´s Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  Até o dia 07 de novembro (quinta-feira), as localidades que ainda permanecem com vestígios de óleo, com ações de limpeza em andamento são Cumbuco, Barra do Cauípe, no Ceará; Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira