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06/05/2008 - 12:09

Grupo Pão de Açucar: transversalidade de marcas no mercado

Com arrojada meta de participação no faturamento e após o bem sucedido lançamento da marca de bem-estar exclusiva Taeq, o Grupo Pão de Açúcar avança na sua estratégia de transversalidade de marcas e coloca nas prateleiras Qualitá uma solução básica para o dia a dia. A novidade promete agradar ao público dos supermercados Pão de Açúcar, Compre Bem, Sendas, Extra perto, hipermercados Extra e até nas lojas de conveniência Extra Fácil.

“Assim como fizemos com Taeq, uma marca com foco no bem estar com produtos de qualidade superior, será feito com Qualitá. As duas são exclusivas do Grupo e transversais a todas as lojas. A diferença é que em Qualitá trabalharemos com produtos básicos, como arroz, feijão, café, ovos, frutas, verduras, legumes, entre outros”, conta Alexandra Jakob Santos, diretora de marcas do Grupo Pão de Açúcar.

A proposta da marca exclusiva do Grupo Pão de Açúcar é oferecer uma solução completa para o dia a dia, transversal a todas as redes, com ótima relação custo/benefício. Para o desenvolvimento da linha Qualitá a empresa realizou um rigoroso processo de seleção de fornecedores, testes de qualidade nas empresas e em laboratórios internos e externos. “O produto Qualitá deve, obrigatoriamente, ter excelência de qualidade, comprovada pelo consumidor em testes sensoriais que o posicionem acima da marca considerada premium e em linha com as marcas líderes de cada segmento”, explica Alexandra Santos.

Os estudos com consumidores também definiram quais as categorias deveriam estar presentes em Qualitá. Ao longo desse ano deverão ser lançados mais de 800 produtos. “É a compra inteligente, onde o cliente tem a certeza de levar um produto de qualidade, sem abrir mão do bom preço“, complementa. No portfólio da marca estão previstos desde alimentos e utilidades domésticas até itens de higiene e limpeza que serão introduzidos ao sortimento ao longo desse ano.

“Ao oferecer um produto de qualidade, transversal a todas as lojas e com aval e exclusividade do Grupo Pão de Açúcar, amarramos todas as pontas que definem o sucesso da estratégia”, define Alexandra Santos. Com esse resumo, a executiva destaca os ganhos decorrentes dos maiores volumes, diminuição dos custos de embalagens e produção, melhoria no controle de qualidade do fornecedor e otimização da logística e transporte dos produtos.

A escolha por Qualitá como marca para o lançamento da marca exclusiva surgiu em função do principal atributo da marca: a qualidade. “Essa é a percepção que queremos do consumidor assim que se deparar com os produtos Qualitá nas gôndolas” diz Alexandra. Para isso o Grupo foi buscar para Qualitá os melhores fornecedores do mercado, além de preparar uma comunicação nos pontos de venda com enfoque na qualidade, bom preço e escolha inteligente. O tom é alegre, descontraído, informal. A logomarca lembra um sorriso.

A marca exclusiva Qualitá chega aos supermercados a partir de maio. Para 2008 serão investidos R$ 4 milhões destinados exclusivamente para comunicação com o consumidor no ponto de venda onde serão apresentados os diferenciais da nova marca. Para isso estão previstas degustações, banners, dividores de gôndolas, pontos extras, ilhas promocionais, além do aproveitamento da sinergia da marca com todas as marcas, graças à sua transversalidade que permitirá a comunicação de Qualitá nos tablóides e folhetos das redes.

Marcas - O Grupo Pão de Açúcar foi pioneiro no lançamento de marcas próprias no Brasil, na década de 70 e, desde então, a empresa mantém um processo de monitoramento e evolução contínua dos produtos com as suas marcas.

Inovação, sortimento diferenciado, melhoria dos processos e desenvolvimento de fornecedores são premissas básicas para o Grupo que vem apostando cada vez mais em marcas exclusivas e transversais elevando os diferenciais perante a concorrência.

A primeira iniciativa aconteceu em 2006, quando numa iniciativa pioneira, o Grupo Pão de Açúcar lançou Taeq, a primeira marca de bem-estar do varejo brasileiro. Como parte dessa estratégia, recentemente, a empresa fez os lançamentos dos ovos de chocolate licenciados (Páscoa/2008), em todas as lojas e também a linha de refrigerantes The Simpsons.

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