Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2019 - 07:54

UFF recebe reitores do Grupo Tordesilhas

Para debater educação, ciência, cultura e sustentabilidade.

Entre os dias 23 e 26 de novembro, a Universidade Federal Fluminense sediará o XX Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, rede acadêmica que agrega 26 instituições brasileiras, vinte espanholas e nove portuguesas, somando atualmente 55 entidades de ensino superior. Seu principal objetivo é promover entre seus membros a cooperação nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação.

O Grupo Tordesillas nasceu com a celebração do I Encontro de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, realizado no ano de 2000 e teve como anfitriã a Universidade de Valladolid. O primeiro encontro foi realizado na cidade hispânica conhecida como “Casa do Tratado”, local onde foi firmado o histórico Tratado de Tordesilhas, em 1494.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, atual presidente da rede, será o moderador da conferência de abertura no dia 24 de novembro às 10 horas com o tema “A universidade e o desenvolvimento global”, que contará com a participação de Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências. “Esse ano introduzimos algumas novidades no encontro. Teremos atividades culturais no domingo e na segunda-feira, e os temas abordados não serão apenas ligados ao papel das universidades na sociedade, mas também a assuntos específicos. Além de ser a primeira reunião dos Colégios Doutorais do Grupo Tordesillas, que abrigam projetos colaborativos de pesquisadores das universidades integrantes, trata-se de um grande evento de internacionalização que incluirá a pauta da mobilidade acadêmica e a produção de conhecimento conjunto”, declara Antonio Claudio.

A superintendente de relações internacionais, Lívia Reis, explica que na busca da consolidação de sua internacionalização, a UFF mantém convênios bilaterais com a maioria das universidades participantes do Tordesilhas. “Isso possibilita que, anualmente, muitos estudantes de graduação sejam enviados a essas instituições através da mobilidade internacional”, explica.

Segundo Lívia, para a 20ª edição do Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas são esperadas cerca de 70 pessoas - metade de brasileiros e metade de estrangeiros. O evento reunirá mesas de debate compostas por reitores, vice-reitores, professores e pesquisadores das instituições participantes, abordando os seguintes temas: “Universidade, desenvolvimento e economia verde”, “Mulheres, agentes do desenvolvimento e da produção de conhecimento”, “Educação e cultura para o desenvolvimento social” e “Desafios e sustentabilidade nas universidades hoje”. Já os colégios doutorais farão reuniões direcionadas, contando com as áreas de Psicologia, Ciências Ambientais, Física, Enfermagem, Engenharia, Saúde Pública e História.

A professora Ana Abrahão, diretora da Escola de Enfermagem da UFF, explica que há dez anos a Escola de Enfermagem participa do ‘Programa de Enfermería del Grupo Tordesillas (PEGT)’. De acordo com a docente, ser membro da rede acadêmica permite que a escola participe de editais específicos para pós-doutorado, doutorado-sanduíche, visita técnica, estágio de graduação, entre outros. “Formam-se parcerias com as universidades integrantes que se estendem da graduação à pós-graduação, estabelecendo laços acadêmicos e culturais entre os membros dessas instituições. Novas colaborações são estabelecidas a cada encontro e estamos avançando na cooperação de investigações científicas que promovam estruturas e redes em um ambiente de pesquisa voltado para os cuidados de enfermagem”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira