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06/05/2008 - 12:39

Inspeção Técnica Veicular é realidade na capital paulista

Catalisadores e escapamentos automotivos serão alguns dos itens analisados. Sua inoperância reprova o veículo, pode impedir o licenciamento e gerar multas.

Em maio começa a Inspeção Técnica Veicular (ITV) em São Paulo, com os veículos movidos a diesel. Para automóveis à gasolina, álcool e GNV, a previsão de início é de janeiro de 2009.

Para realizar a ITV os proprietários devem levar seus veículos até o centro de inspeção mais próximo. O processo de fiscalização estará atrelado ao licenciamento do veículo. O programa terá também a fiscalização da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.

O número final da placa do carro determina a data do licenciamento, que é a referência para a inspeção. O veículo poderá ser inspecionado até os 90 dias posteriores à data-limite de seu licenciamento anual. Os veículos novos só farão a inspeção na época do segundo licenciamento. Já os automóveis que não fizerem a inspeção terão seu licenciamento, no ano seguinte, bloqueado até a regularização da restrição ambiental.

“A inspeção técnica veicular é importante no aspecto social e ambiental, além da importância da segurança dos veículos em circulação”, afirma o gerente comercial da Mastra, Paulo César Zovico.

Na Inspeção Técnica Veicular (ITV) serão realizadas a inspeção visual e a medição automatizada. Na primeira, será verificado se o motor do veículo está regulado e se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes e/ou alteração no sistema de escapamento. Caso seja constatada alguma irregularidade, o veículo será rejeitado, não prosseguindo para o segundo procedimento.

Após a inspeção visual, o veículo é encaminhado para a medição automatizada, controlada por computador. Nela será verificada a aferição do nível de ruído do veículo e a verificação dos níveis de emissão de poluentes. Nesta segunda etapa o sistema de exaustão será verificado. A inoperância do catalisador reprova o veículo e poderá gerar multas e impedir o licenciamento. Instalados em veículos de passeio a partir de 1992, os catalisadores tornaram-se itens obrigatórios, com o objetivo de transformar mais de 90% dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos e água.

Na hora de substituir o catalisador é preciso ter o cuidado de não aceitar peças falsificadas – formadas por apenas uma carcaça com tubo soldado, sem o suporte cerâmico revestido com óxido de alumínio e metais preciosos, que convertem os gases tóxicos. Os falsos catalisadores custam mais barato que os originais, mas não funcionam com sua verdadeira finalidade. Retirar, adulterar ou instalar indevidamente o catalisador sujeita o dono do carro, e/ou o estabelecimento responsável, a multa que varia de R$ 1.000,00 a R$ 50.000,00. “Cada modelo de veículo necessita de um catalisador específico com volume próprio de conversão. Um conversor catalítico inadequado irá comprometer a conversão de gases ofensivos, além de provocar alterações no sistema de injeção eletrônica e a umento do consumo de combustível”, explica Zovico.

Quando trocar o catalisador - Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases. Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA.

Perfil da Mastra - Fundada em 1967, a Mastra é uma das mais importantes fábricas de sistemas de exaustão da América Latina. Líder em tecnologia está localizada no município de Limeira, a 154 km de São Paulo, na região central do Estado.

A Mastra detém a mais completa linha e estoque de escapamentos e catalisadores para o mercado de reposição. Seus diferenciais estão presentes nas tecnologias aplicadas aos projetos, nos processos de fabricação, comercialização e na logística dos produtos da linha de automóveis, caminhões e acessórios.

Hoje, são produzidos mais de 1.500 itens de escapamentos, conversores catalíticos, flexíveis e acessórios para sistemas. Em seus depósitos - na fábrica em Limeira, nos Centros de Distribuição e na rede de parceiros - há um estoque de cerca de 300 mil unidades, um volume que garante entregas just-in-time em todo o território nacional. A rede de distribuidores e atacadistas é treinada para entregas rápidas, mesmo que o instalador necessite de apenas uma peça.

A empresa utiliza alta tecnologia em seus processos produtivos através do Sistema Mastra de Produção, que aplica os conceitos de manufatura enxuta, objetivando melhoria contínua, conforme a necessidade do cliente. Promove também junto aos responsáveis por centros automotivos o programa Esclareça e Venda, uma aula sobre qualidade de serviços e funcionamento dos equipamentos que disponibiliza no mercado.

O compromisso da Mastra se baseia no desenvolvimento de tecnologias e ações que visam o cuidado com a saúde e a qualidade de vida do consumidor.

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