Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2008 - 12:41

Manutenção preventiva de veículos a diesel garante economia e redução de emissões

Melhorar o desempenho dos veículos, com economia de combustível e ainda contribuir com o meio ambiente são hoje os grandes desafios das empresas que possuem frotas de veículos a diesel. Entre as estratégias para obter estes resultados, a Bosch recomenda a manutenção preventiva, orientação válida não só para os frotistas, mas para todos os que têm veículos a diesel.

O primeiro item a ser observado é a presença de contaminantes no diesel. No tanque de combustível do veículo podem ocorrer dois tipos de contaminação: por condensação, quando há mudança da água do estado gasoso para líquido, pelo calor do próprio tanque; e por micropartículas abrasivas calcárias (poeira ou outros resíduos) que se desprendem do solo ou da própria carga e acabam entrando no tanque, muitas vezes, por má vedação da boca do tanque ou do encaixe do marcador de nível.

Para reduzir os níveis destes agentes contaminantes, a Bosch recomenda que o tanque de combustível esteja sempre cheio, o que evita a propagação da evaporação. Este cuidado também contribui para a durabilidade e eficiência do filtro de combustível, que deve ser substituído sempre de acordo com a recomendação do fabricante, constante no manual do veículo.

Caso o filtro possua dreno, é recomendável fazer a drenagem diariamente, antes do primeiro funcionamento do veículo. É só abrir o parafuso de purga e drenar uma pequena quantidade de diesel, para que eventuais resíduos sejam eliminados. Em alguns sistemas, há um copo de sedimentação localizado no próprio filtro, que deve ser retirado periodicamente para limpeza e análise do combustível.

A Bosch recomenda a retirada da bomba injetora mecânica para avaliação técnica a cada 100 mil quilômetros. Já no caso dos conjuntos injetores (bicos injetores), essa avaliação deve ser feita a cada 50 mil quilômetros. Todas as avaliações técnicas de sistemas de injeção devem ser feitas em oficinas mecânicas especializadas, com equipamentos de teste específicos.

Rede Bosch Truck Service - A Rede Bosch Service – a maior rede autorizada de oficinas mecânicas do País - possui 400 estabelecimentos especializados em manutenção de veículos a diesel. São as oficinas Bosch Truck Service, que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais.

Os serviços oferecidos pelas oficinas da rede vão desde o diagnóstico e reparo de sistemas elétricos até a manutenção de sistemas de injeção e ignição, freios, suspensão e embreagem, dentre outros. As credenciadas são dotadas de equipamentos de última geração, que garantem diagnósticos rápidos e precisos.

Para garantir as melhores orientações ao consumidor, aplicações adequadas e diagnósticos precisos, a Bosch oferece aos profissionais das oficinas cursos sobre as novas tecnologias, modernas técnicas de reparação e atualizações técnicas. Os credenciados também recebem cursos de atendimento ao cliente, comercialização, administração e marketing e todo o suporte em materiais de consulta. | Site www.boschservice.com.br.

O Grupo Bosch em resumo - O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2007, seus cerca de 272 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 46.1 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2007 a Bosch investiu 3,6 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, o que resultou em cerca de 3.300 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.

A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a antecipação de importantes investimentos para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), instituição sem fins lucrativos. A maioria dos direitos de votos pertence à Robert Bosch Industrietreuhand KG, responsável pela gestão empresarial do Grupo. As cotas remanescentes do capital pertencem à Família Bosch e à Robert Bosch GmbH. |Site: www.bosch.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira