Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2008 - 08:29

Glass South América 2008: a avançada tecnologia “Made in Italy” para a produção e beneficiamento de vidros

A Itália produz por ano 1,2 milhão de toneladas de vidro plano e 3,7 milhões de toneladas de vidro oco. Toda a avançada tecnologia Made in Italy para a produção e beneficiamento de vidros pode ser vista no Pavilhão Italiano, no Transamérica Expo Center, de 08 a 10 de maio.

O Instituto Italiano para o Comércio Exterior-ICE traz para a Glass 2008, Tecnologia e Design em Vidro, 16 empresas italianas de maquinário do vidro, para intensificar as oportunidades de negócios entre os dois países. Hoje, a indústria italiana de máquinas, acessórios e produtos especiais para produção e processamento do vidro está entre as três maiores exportadoras do mundo, formada por pequenas e médias empresas. Estas indústrias tradicionais utilizam know-how secular para desenvolver soluções específicas, com tecnologia de última geração, segundo as necessidades do cliente.

Dados do setor – Indústria Italiana do Vidro - São produzidos anualmente na Itália cerca de 1,2 milhão de toneladas de vidro plano e mais de 3,7 milhões de toneladas/ano de vidro oco. O setor italiano de tecnologia para a indústria vidreira fatura anualmente 1,238 bilhão de euros, o que equivale à cerca de R$ 3,2 bilhões. Tal faturamento representa 5,5% do faturamento total da indústria italiana de máquinas, estimado em 22,478 bilhões de euros. Trata-se de um setor extremamente eficiente, pois enquanto cada trabalhador da indústria italiana de máquinas em geral representa em média 180 mil euros na composição do faturamento total do setor, no caso da indústria de máquinas para vidro essa contribuição é de 275 mil euros.

As exportações do setor (893 milhões de euros) representam 72,1% de seu faturamento, índice superior à média da indústria italiana de máquinas, que é de 70,5%. É também significativa a participação das exportações do setor sobre as exportações totais da indústria italiana de máquinas (15,837 bilhões de euros): 5,6%.

Em termos de destino das exportações italianas de tecnologia para vidro, cerca de 60% vão para países europeus (40% em países da UE e outros 20% em países fora da UE). Outros 35% são divididos entre América (20%) e Ásia (15%). Alemanha e França, dois dos principais concorrentes, que paradoxalmente são também dois dos principais destinos das exportações italianas e juntos absorvem cerca de 13% do export italiano do setor.

Brasil/Itália - O Brasil é o 15º principal mercado para os italianos em termos de tecnologia para vidro, representando 2,08% das exportações italianas do setor. Nas Américas, porém, é o segundo mercado em termos de tecnologia para vidro plano, depois dos Estados Unidos, e o terceiro mercado em tecnologia para vidro oco, depois dos Estados Unidos e da Argentina.

Para o Brasil, a importância da Itália é bem maior, já que cerca de 40% de tudo o que importa anualmente em termos de tecnologia para vidro, ou seja, cerca de 18 milhões de euros, é de origem italiana , contra 18% da França e 16% da Alemanha, os principais concorrentes. Quanto ao tipo de produto, as exportações italianas são predominantemente compostas por equipamentos para produção e processamento do vidro plano (72,5%).

ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior (Deptº para Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália) - Instituição do Governo Italiano ligada a seu Ministério das Atividades Produtivas (MAP) que, através de uma rede de 160 escritórios espalhados em 85 países, desenvolve, incentiva e promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos em todo o mundo, dando particular atenção aos interesses e necessidades das pequenas e médias empresas e de seus consórcios para exportação. Também trabalha no sentido de estimular e financiar o investimento direto italiano no exterior, bem como atrair investimentos estrangeiros para a Itália. No Brasil, o ICE desenvolve intensa atividade na identificação de representantes, projetos de colaboração produtiva (transferências de tecnologia, concessão de licenças, joint-ventures etc), objetivo prioritário dentro de sua estratégia de ação sobre esse mercado. O ICE, seguindo orientações do Ministério do Comércio Internacional, administra fundos do Governo Italiano relativos à atividade de promoção do "Made in Italy" por todo o mundo.

GIMAV - Associação Italiana de Máquinas, Acessórios e Produtos Especiais para a Fabricação do Vidro Milano (MI) Itália -Atua em nível internacional apresentando avançada tecnologia Made in Italy para a produção e beneficiamento de vidros, organizando cursos, seminários e exposições. Fundada em 1980, congrega mais de 70 das mais representativas empresas do setor e é responsável pela realização da VITRUM, um dos maiores encontros mundiais voltados para a indústria vidreira, cuja última edição, realizada no moderno Pavilhão de Exposições de Milão, reuniu mais de 450 expositores e 20 mil visitantes.

Na VITRUM, 40% dos expositores são provenientes de 25 países e cerca de 40% dos visitantes provêem de quase cem países. A novidade desta 15ª edição da VITRUM foi o lançamento de uma seção dedicada exclusivamente ao vidro oco e outra ao coating. Trata-se da Vitrum Hollow Glass e da Vacuum Tech & Coating Expo. | www.gimav.it || [Pavilhão Italiano - Estande 344] www.italtrade.com/brasil.

. 8ª Glass South América, de 08 a 10 de maio de 2008, quinta e sexta-feira, das 12h às 19h / sábado, das 10h às 17h, no Expo Transamérica, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 — Santo Amaro — São Paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira