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Primeiro Passo já é sucesso na Internet

O guia Primeiros Passos, disponível gratuitamente no portal do Sebrae/RJ é um sucesso na internet. Desde que o guia passou a ser disponibilizado gratuitamente, foram registrados um total de 14.349 acessos à página de Idéias de Negócios / Primeiro Passo (até o último dia 11). O total de acessos à página de detalhes, onde o PDF está disponível para download, chegou a 7.179.

Na lista das dez atividades mais procuradas, os campeões são os negócios ligados à comunicação via internet. Até o dia 11, lan house despontava na frente, com 371 acessos, seguida pelo cyber café, com 279 acessos. O terceiro colocado no ranking é a atividade de bar (146), seguido de salão de beleza, com 138 acessos, lanchonete e loja de informática (129), produtora de eventos (122), cafeteria (115), academia de ginástica e locadora de vídeo e DVD (113).

Saiba mais sobre o Primeiro Passo - No Rio de Janeiro, há cerca de 1,3 milhão potenciais empreendedores, praticamente a soma do número de empresas formais (428.839) e informais (863.435). Durante o ano de 2006, o SEBRAE/RJ realizou quase 272 mil atendimentos a pessoas físicas e jurídicas. Desse total, cerca de 70% foram de candidatos a empresários, isto é, indivíduos que estão pensando em abrir seu primeiro negócio e não sabem muito bem como agir.

Inúmeras são as dúvidas que as pessoas têm quando pensam em começar um pequeno empreendimento. “O que abrir?”, “quanto investir inicialmente?” e “quais serviços oferecer?” são algumas das questões mais recorrentes. Para consolidar a sua missão de promover o fortalecimento das pequenas e microempresas fluminenses, o SEBRAE/RJ passou a disponibilizar, gratuitamente, em seu site www.sebraerj.com.br uma nova versão do estudo “Primeiro Passo”.

Trata-se de uma ferramenta importante para esse grupo de potenciais empreendedores, apoiando-os na tomada de decisões. O objetivo é colaborar no planejamento do investimento dos futuros empresários, oferecendo informações sobre diversas atividades. O Primeiro Passo apresenta os diferentes aspectos do empreendimento (idéias de negócios), combinados com dados socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio.

“É uma ferramenta muito útil a potenciais empresários, uma vez que aponta possíveis caminhos a ser seguidos para a abertura de um empreendimento”, explica Sergio Malta, diretor-superintendente do SEBRAE/RJ. Segundo ele, além de colaborar na análise de viabilidade de um empreendimento, o objetivo do SEBRAE/RJ com ações como esta é também contribuir para a redução da mortalidade empresarial, que no Brasil chega a 50% nos primeiros dois anos de vida, por causa, principalmente, da falta de orientação e planejamento antes da abertura do negócio.

“É fundamental darmos subsídios para a decisão amadurecida sobre a abertura de um negócio. Esse amadurecimento é decisivo na redução da taxa de mortalidade. As empresas precisam nascer bem para não morrer”, ressalta Sergio Malta. Ele destaca que não basta conhecer apenas a atividade, o mercado também é importante. Por isso o Primeiro Passo disponibiliza informações sobre Atividades Econômicas, Perfil da Localidade e Potencial de Consumo.

A expectativa do Sebrae/RJ é que, sozinho, por meio do portal ou com a colaboração da equipe de atendimento do Sebrae/RJ nas 63 unidades espalhadas pelo estado, o futuro empreendedor consiga responder a algumas perguntas básicas. Algumas delas são a faixa etária predominante no município onde se pretende abrir seu negócio; a incidência de homens ou mulheres e o perfil de consumo da população local (divisão por classes econômicas e renda média mensal).

O estudo apresenta 150 idéias de negócios sendo que 35 são do setor industrial, 50 do comércio e 65 de prestação de serviços. Existem propostas desde as mais procuradas, como lan house, salão de beleza, locadora de vídeo e pet shop, até outras menos comuns como crematório de animais.

Cada idéia reúne informações básicas sobre aspectos da atividade como processo produtivo, exigências legais específicas, sugestões de leitura, vídeo, cursos, dicas sobre as principais feiras e eventos direcionadas para o ramo da atividade e levantamento de dados sobre o perfil da localidade selecionada para estabelecer seu negócio no estado assim como o potencial de consumo da região.

Todos os 92 municípios do estado, bem como as 33 regiões administrativas do município do Rio, têm sua situação socioeconômica apresentada, sob o ponto de vista das condições para abertura do negócio. “Trata-se de uma primeira leitura pois o cliente (futuro empresário) precisará aprofundar suas pesquisas”, ressalta Sergio Malta. Para isso, são disponibilizados contatos de instituições e órgãos públicos onde o empreendedor deverá recorrer. Mais informações pelo 0800-7282020.

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