Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2008 - 08:44

Eliana Cardoso comenta novas oportunidades e riscos com que se defronta a economia brasileira após a classificação do Brasil como investment grade

Em sua palestra, no NEC Business Fórum 2008, uma das mais brilhantes economistas do País, destaca como o cenário atual impacta a competitividade das empresas brasileiras.

Durante o NEC Business Fórum 2008, uma das maiores especialistas em crescimento econômico, Eliana Cardoso, analisará as oportunidades de crescimento no cenário econômico atual. Em sua apresentação, discutirá como a elevação da classificação de risco do Brasil para investment grade, realizado pela Standard & Poor's (S&P), influencia uma maior competitividade das mesmas.

“A classificação é merecida. Países tão diferentes quanto África do Sul, Botswana, Cazaquistão e Peru já foram promovidos a grau de investimento e os indicadores macroeconômicos do Brasil são tão bons quanto os deles. Temos estabilidade macroeconômica – com base no câmbio flutuante e no regime de metas de inflação –, política econômica mais previsível do que no passado e menor risco de crise cambial, com a redução da dívida externa líquida”, comenta a economista, destacando que nosso ponto fraco continua sendo a política fiscal.

Eliana Cardoso explica que a classificação de risco mede a capacidade e a disposição de um país de honrar seus compromissos com os investidores. “Ela não mede o bem-estar da população, não cura dengue nem acaba com a violência urbana. Mas é um marco simbólico importante. E tem implicações positivas para o mercado ao colocar o Brasil no radar de um universo mais amplo de investidores internacionais (como os fundos de pensão)”, afirma.

A economista destacará o papel da política macroeconômica neste contexto e discutirá o crescimento econômico dos países latino-americanos e asiáticos em sua palestra “Brasil e América Latina – Passado e Futuro”. Além disso, como pesquisadora e profunda conhecedora dos processos de desenvolvimento econômico em vários países do mundo, Eliana Cardoso traçará o panorama macroeconômico para as empresas se posicionarem nesse mercado, ressaltando as oportunidades de internacionalização.

O NEC Business Fórum 2008 acontece no próximo dia 08 de maio, na Amcham, em São Paulo.

Perfil da Eliana Cardoso - Eliana Cardoso é professora titular da FGV-São Paulo. Considerada uma das mais importantes economistas de sua geração, atuou como economista-chefe na China e gerente setorial para a América Latina no Banco Mundial. A executiva foi secretária de Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda e conselheira do Departamento de Pesquisa no FMI. Além disso, é PhD em Economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e especialista em economia internacional, política monetária, inflação e dívida externa.

“Brasil e América Latina – Passado e Futuro” – Eliana Cardoso, no NEC Business Fórum 2008, que acontece no daí 08 de maio, às 10h50, na Amcham (Rua da Paz, 1431 - São Paulo).

Perfil da NEC Brasil - No Brasil, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve no país projetos de supercomputação, broadcasting e identificação biométrica. Com 40 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais de tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira