Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2008 - 08:51

Medicina Nuclear na avaliação da Doença Arterial Coronária

O encontro sobre avaliação da Doença Arterial Coronária, através da Medicina Nuclear e da Angiotomografia das artérias coronárias, promovida pela Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN), acontece no dia 12 de maio de 2008, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85), em São Paulo (SP).

As doenças cardiovasculares, entre elas a Doença Arterial Coronária (DAC), atingem milhões de pessoas em todo o mundo e são a primeira causa de morte no Brasil. A DAC ocorre quando os vasos sangüíneos, que levam oxigênio para o coração, se estreitam e diminuem até ficarem totalmente obstruídos. Este estreitamento é causado pela aterosclerose que, de modo simples, é o desenvolvimento de placas de gordura nas artérias do organismo, causadas por fatores de risco, como colesterol elevado, hipertensão, tabagismo, diabetes, sedentarismo, obesidade e estresse.

Quando a obstrução fica grave, a enfermidade pode causar dor no peito e até chegar ao infarto do miocárdio. O estudo da circulação coronária, através da Medicina Nuclear, permite identificar anormalidades funcionais no sistema arterial coronariano, demonstrando as possíveis conseqüências da estenose (estreitamento) arterial.

A Cardiologia é uma das primeiras especialidades a se beneficiar da aplicação da Medicina Nuclear no diagnóstico e no tratamento de doenças cardíacas, tendo ajudado a compreender a fisiologia do coração e o tratamento de doenças cardiológicas.

“Os procedimentos utilizados na Medicina Nuclear fornecem, de maneira não invasiva e através do uso de pequenas quantidades de substâncias radioativas, informações funcionais, complementando os detalhes anatômicos demonstrados por outras técnicas, como o cateterismo”, explica o Dr. José Soares Jr., presidente da SBBMN.

As imagens, obtidas pelos exames de Medicina Nuclear, são úteis no diagnóstico, prognóstico e acompanhamento da DAC. Com base nessas informações, o médico é capaz de decidir com mais propriedade e eficácia o tratamento a ser adotado, o que reflete positivamente sobre a qualidade de vida e a sobrevida do paciente.

Medicina Nuclear e Angiotomografia das Artérias Coronárias na Avaliação da Doença Arterial Coronária, acontece no dia 12 de Maio de 2008, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85, Jardins), São Paulo (SP). Palestrantes: Dr. Ibraim Masciarelli Pinto (Angiotomografia), Dr. José Soares Junior (Medicina Nuclear) e Dr. João Fernando Monteiro Ferreira (Visão do cardiologista). Patrocinador: GE | Informações: (11) 3262-5438 e e-mail [email protected]. | Inscrições: www.sbbmn.org.br. * Inscrições gratuitas até 9 de maio de 2008 e vagas limitadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira