Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Convênio leva informação tecnológica às pequenas empresas

Acordo entre Sebrae e Abimaq será firmado dia 22 de janeiro, em São Paulo, pelos presidentes das duas entidades, com o objetivo do convênio é aproximar pequenos da indústria de máquinas.

Brasília - O Sebrae Nacional e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) assinam convênio de cooperação técnico-financeira, na segunda-feira (22), às 17h, na sede nacional da Abimaq, em São Paulo. O objetivo do convênio é construir um ambiente de informação tecnológica, direcionado a micro e pequenas empresas fabricantes e usuárias de máquinas e equipamentos.

Participam da assinatura o presidente e o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto e Luiz Carlos Barboza, respectivamente, e o presidente da Abimaq, Newton de Mello. Também estarão presentes na solenidade a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo - Indústria do Sebrae Nacional, Miriam Zitz, e o consultor da Unidade Paulo Íris; o superintendente do Sebrae em São Paulo, Ricardo Tortorella, e o diretor-técnico, Paulo Eduardo Stabile, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Fábio de Salles Meirelles.

De acordo com o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, muitos empresários, principalmente os de negócios de pequeno porte, precisam adquirir máquinas e equipamentos e não têm informação disponível ou não sabem como chegar a essas informações. "O objetivo do Sebrae, ao assinar esse convênio, é aproximar os pequenos da indústria de máquinas. É promover o acesso, por meio de um banco de dados da Abimaq, sobre as soluções e equipamentos existentes para pequenas instalações", explica.

"Queremos, por exemplo, levar oficinas tecnológicas hoje promovidas pela Abimaq para arranjos produtivos apoiados pelo Sebrae. É mais um esforço que fazemos para levar inovação e mais produtividade às micro e pequenas empresas", acrescenta Okamotto.

Para o presidente da Abimaq, Newton de Mello, "a execução do projeto vai permitir um melhor posicionamento das mais de 2,5 mil empresas de pequeno porte da indústria de máquinas e equipamentos no País, que respondem por 70% do setor".

Ações - O convênio, que começou a ser elaborado em 2006, será colocado em prática a partir de fevereiro e, num prazo de 24 meses, deverá estar totalmente concluído. Entre os objetivos específicos estão: disponibilizar informações sobre novas instalações para pequenos negócios; realizar estudos de mercado, em quatro segmentos; disponibilizar ao Sistema Sebrae acesso ao conteúdo do Datamaq, que é a base de dados da Abimaq; promover a inclusão de 15 novos segmentos industriais no Datamaq.

O Sebrae Nacional tem como objetivos potencializar o número de consultas ao setor em 5%, no primeiro ano, e 8% no segundo; dar agilidade ao processo de atendimento ao empreendedor, a partir do acesso a informações em um ambiente dedicado às micro e pequenas empresas; capacitar os gestores do Sistema Sebrae no uso de 'Clínicas de Gestão' - serviço de consultoria que a Abimaq já oferece a pequenas empresas -, com realização de três clínicas; e permitir que o Sistema Sebrae utilize o banco de dados da Abimaq, criando assim bases secundárias de conhecimento, que atenderão sob medida às suas necessidades de atendimento.

Na prática, o convênio funcionará da seguinte forma: o empreendedor que desejar abrir uma pequena empresa passará a receber nos Postos de Atendimento do Sebrae, de qualquer localidade do País, informações mais rápidas e especializadas sobre o setor industrial do segmento no qual pretende investir. As informações específicas, como o tipo de maquinário necessário, fornecedores e processo produtivo, por exemplo, serão fornecidas pela Abimaq e repassadas por um técnico do Sebrae.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão a criação de um 'hot site', um portal de comunicação entre o Sebrae e a Abimaq, e a expansão do conteúdo do banco de dados da Abimaq. Hoje existem 39 setores cadastrados. Com o convênio serão cadastrados mais 15 setores e criado o projeto-piloto 'Clínicas de Gestão'.| Por: Regina Xeyla/Sebrae

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira