Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2020 - 08:22

VLI e LD Celulose S.A. assinam memorando

Empresas encaminham acordo para movimentação de carga pela ferrovia entre Minas Gerais e Espírito Santo.

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, e a LD Celulose S.A. (joint venture formada pela Lenzing e Duratex), assinaram um memorando de entendimentos visando o transporte de celulose solúvel a partir da fábrica que será instalada nos municípios de Araguari e Indianópolis (MG).

Atualmente, a LD Celulose S.A. constrói no Triângulo Mineiro aquela que será uma das maiores linhas industriais de celulose solúvel do mundo. O termo assinado entre as partes prevê a movimentação do produto, pela ferrovia. Cada composição formada por três locomotivas e 68 vagões (1.300 metros de extensão) poderá transportar cerca de 4,5 mil toneladas da unidade até o Porto de Barra do Riacho (ES), o equivalente ao volume movimentado por cerca de 100 caminhões. A localização é um elemento estratégico do negócio, que contará com conexões ferroviária – por meio da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária controlada pela VLI – e rodoviária com portos do Espírito Santo e São Paulo.

A expectativa das empresas é de que o contrato de longo prazo – próxima etapa — seja assinado no primeiro semestre de 2020. A previsão é que a fábrica fique pronta em 2022. O projeto tem investimento industrial previsto de US$ 1,2 bilhão. A planta terá capacidade de fabricar 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A unidade vai gerar até 2022, ano em que ela começará a operar, cerca de 8 mil empregos diretos durante a fase de construção, e depois empregará aproximadamente 1,1 mil pessoas na operação da planta industrial e da floresta.

Perfil — A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Perfil — A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Duratex, formada para implantar uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Com investimento de US$ 1,2 bilhão, a planta está sendo erguida no Triângulo Mineiro, entre os municípios de Indianópolis e Araguari (MG) e, quando começar a operar, em 2022, vai produzir 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. A previsão é que no pico das obras sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos, impulsionando o desenvolvimento social e econômico de toda a região. As fibras especiais de celulose produzidas na LD serão utilizadas na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira