Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2020 - 07:42

TCP prevê crescimento acima de 10% na movimentação de contêineres em 2020


Principalmente, as commodities como madeira, algodão, papel e celulose, cargas refrigeradas, e bens de consumo e eletrônicos. O terminal movimentou 915.242 TEUs de janeiro a dezembro de 2019, aumento de 12,5% ante 2018.

A TCP — empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, fechou o ano de 2019 com a maior movimentação da sua história: ao todo, foram 915.242 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados O número significa um aumento de 12,5% em relação ao ano de 2018, quando foram contabilizados 800 mil TEUs de janeiro a dezembro.

Juarez Moraes e Silva, diretor Institucional da TCP, explica que o grande volume movimentado pelo Terminal se justifica pelo trabalho comercial para a atração de novos de clientes na região de influência, em estados como São Paulo e Santa Catarina. “Além de um trabalho comercial muito forte, a TCP oferece a opção da ferrovia, que acessa diretamente a área primária do Porto de Paranaguá, reduzindo os steps logísticos e, consequentemente, tornando a operação mais competitiva por Paranaguá”, ressalta. Em comparação com o ano passado, o crescimento do volume transportado por esse modal foi de 26%.

Como atrativo para novas cargas, o executivo destaca ainda soluções logísticas como os armazéns em Paranaguá e no interior, e a evolução contínua nas operações com armadores e negociações para melhorias nas linhas marítimas. “A TCP é o terminal brasileiro com o maior número de serviços marítimos e o único com todos os serviços para continente asiático”, diz.

Moraes e Silva lembra que a liberação do novo cais de atracação, que aconteceu no mês de novembro passado, também influenciou o resultado de 2019. “O Terminal ampliou em 60% a capacidade de movimentação, podendo operar simultaneamente três dos maiores e mais modernos navios de contêineres”, explica. Os setores que mais impulsionaram o crescimento foram reefer (14%), papel e celulose (31%), e automotivo (6%).

2020 — Para 2020, a previsão é de o crescimento fique acima dos 10% estimulado, principalmente, pela movimentação de commodities como madeira, algodão, papel e celulose, cargas refrigeradas, e bens de consumo e eletrônicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira