Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2008 - 09:41

Paradigma exporta tecnologia brasileira para o primeiro leilão eletrônico de energia elétrica da Colômbia

A empresa foi escolhida por seu reconhecimento e especialização como fornecedora de tecnologia para setor de energia.

A Paradigma foi escolhida como fornecedora da plataforma tecnológica para o primeiro leilão eletrônico de energia elétrica da Colômbia, que será realizado nesta terça-feira, 6 de maio, em Medellín. Empresa brasileira especializada em soluções de relacionamentos e negócios eletrônicos para o setor público e privado, a Paradigma foi selecionada pelo amplo conhecimento e experiência no mercado de energia brasileiro e, a partir desse projeto, irá reforçar sua estratégia de atuação na América Latina.

Operacionalizado pela XM Compañía de Expertos en Mercados, o primeiro leilão de cargo de disponibilidade da Colômbia reunirá 20 empresas interessadas em adquirir obrigações de energia firme referentes ao período de dezembro de 2012 a novembro de 2013. Participam, além de tradicionais geradoras, grandes consumidores de energia, empresas do setor elétrico e serviços públicos, fundos de investimentos, empresas do ramo de combustíveis e novos players do mercado. O evento contará com a presença de Antonio Carlos Fraga Machado, presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), e de Sergio Moraes, gerente de Leilões e Liquidação da entidade. Ambos acompanharão o leilão como observadores internacionais.

De acordo com Juan Diego Gómes Véles, diretor de Projetos da XM, – empresa do grupo ISA que opera e administra o mercado energético na Colômbia - a Paradigma foi escolhida por seu reconhecimento e especialização como fornecedora de tecnologia para setor de energia. “A Paradigma nos tem demonstrado um nível de serviço bem superior ao que estávamos acostumados. Se destaca sua agilidade no desenvolvimento, que tem como base sua experiência e conhecimento, não só em sistemas de informação, mas também dos negócios de energia elétrica”, afirma.

“O setor energético da Colômbia vem se destacando na América Latina e, ao realizar seu primeiro leilão eletrônico, o país dá mais um passo rumo ao amadurecimento desse mercado”, afirma Andréa Boudeville, CEO da Paradigma.

Para Andréa, a escolha da plataforma brasileira, Paradigma WBC Energy, é conseqüência dos bons resultados obtidos nos leilões de energia elétrica no Brasil. “Os executivos do setor elétrico colombiano acompanharam de perto os leilões brasileiros realizados com a plataforma da Paradigma, e viram que ela oferece um modelo de negociação consistente, além de uma base tecnológica eficiente e confiável”, completa. Ela destaca que os processos de um leilão de energia são bastante complexos, por se tratar de um setor com diversas particularidades, e exigem do fornecedor da tecnologia um amplo conhecimento do negócio.

De acordo com Marcelo Villa Nova, executivo de Negócios da Paradigma, o projeto desenvolvido na Colômbia é o primeiro passo no sentido de expandir a atuação da empresa para os outros países da América Latina. “O setor de energia está em franca expansão na maioria dos países em desenvolvimento, e isso abre um grande leque de oportunidades para nós, especialmente na região”, explica.

A Paradigma foi pioneira no desenvolvimento de tecnologias para a negociação eletrônica de energia e forneceu a plataforma para o primeiro leilão realizado no Brasil, atualmente o Paradigma WBC Energy suporta mais de 90% das negociações eletrônicas de energia no país. Segundo dados oficiais da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), até dezembro de 2007, o modelo de negociação eletrônica de energia implementado pela instituição, transacionou um montante de R$ 366,2 bilhões, correspondendo a 5.270 novos contratos no Ambiente de Contratação Regulado (ACR).

O setor energético da Colômbia vem se destacando no cenário da América Latina. No início do ano, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destacou o setor energético colombiano como o mais bem regulado da região. A expectativa é de que no primeiro leilão eletrônico sejam negociados cerca de 2.600 Gigawatts/hora, o que corresponde a uma capacidade instalada em torno de 400 Megawatts. Para fornecer essa quantidade de energia, são esperados investimentos por parte das empresas estimados em US$ 400 milhões.

Perfil do Paradigma – Fundada em 1998, a Paradigma atua no desenvolvimento de soluções de negócios eletrônicos para o setor público e privado, com foco principal nos segmentos de energia, governo (federal, estadual e municipais), a companhia ainda tem atuação destacada em mercado de capitais, manufaturas e serviços. Com unidades em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), a empresa tem atuação em todo o território nacional.

A Paradigma fornece para o mercado a suite Web Business Center, que contempla 14 modalidades de compra e venda com módulos transacionais, para a gestão de usuários, de catálogos e de parceiros (clientes e fornecedores), BI – Business Intelligence, workflow de processos, gestor de portal e de conteúdo, ferramentas de busca e de pesquisa dirigida, solução de integração com legados (A2A), ou parceiros (EAI), além de tecnologias de ponta como web service e mobile. A solução é desenvolvida de acordo com a metodologia Knowledge Models (KM), que reúne o conhecimento adquirido pela Paradigma em sete anos de mercado – mais de 100 projetos atendidos e mais de 20 prêmios no Brasil e no Exterior - com a alta tecnologia aplicada a seus produtos. || www.pta.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira