Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2008 - 10:07

Crescimento da construção civil intensifica demanda por paisagistas

Sem cursos específicos nas universidades brasileiras, profissionais especializados em arquitetura paisagística são raridade no mercado. Empresas já buscam no exterior.

Com o atual crescimento da construção civil brasileira e a grande valorização das áreas verdes nos novos projetos, é cada vez maior a demanda pelo paisagismo nesses ambientes. O aumento do mercado é tão intenso que as empresas enfrentam dificuldades em encontrar profissionais especializados, chegando a buscar paisagistas no exterior para atender à demanda no país.

A principal razão para essa carência de profissionais é o fato de as universidades não oferecerem cursos voltados especificamente para o paisagismo. Hoje, quem deseja seguir a profissão no Brasil encontra apenas cursos extras ou algumas matérias sobre o assunto no curso de arquitetura, mas não tem acesso a uma formação curricular completa. É o que explica Sergio Santana, paisagista formado pela Louisianna State University, responsável por projetos como o da Vila do Pan, no Rio de Janeiro, e Centro Empresarial da Federal Express (Fedex), no Tennessee:

- Nos outros países a arquitetura da paisagem (landscape architecture) é lecionada em cinco anos, abordando assuntos como projeto paisagístico, urbanismo e botânica. São aspectos importantes para habilitar o estudante a exercer a função de paisagista com desenvoltura, mas para os quais as universidades brasileiras ainda não oferecem um treinamento tão abrangente.

No DW/Santana, escritório fundado por Sergio em São Paulo, a busca por profissionais especializados em arquitetura paisagística é tão intensa que a empresa implementa um programa de intercâmbio com faculdades estrangeiras para promover a troca de informações com seus profissionais.

- O paisagismo brasileiro compartilha das mesmas tecnologias que os EUA, a diferença é que os profissionais de lá contam com um nível de informações e uma bagagem teórica em arquitetura da paisagem maior, da qual nossos paisagistas podem se beneficiar durante esse intercâmbio. – diz Sergio, que atualmente conta com uma estudante de intercâmbio norte-americana em seu quadro de funcionários.

Intensificando essa troca de conhecimentos, o paisagista recebeu, em abril, a visita de uma turma de 17 estudantes norte-americanos de arquitetura da paisagem, interessados no clima tropical e nas peculiaridades do nosso paisagismo, famoso no exterior por suas linhas mais soltas e projetos inovadores.

Perfil da DW Santana: (www.sergiosantana.com.br) - Escritório de paisagismo, urbanismo e planejamento ambiental, responsável pelo projeto da Vila do Pan, dentre outros no Brasil e em outros países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira