Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2020 - 09:32

Delboni Auriemo realiza teste de diagnóstico do coronavírus em até 48h

Laboratório reforça que não há casos confirmados de contaminação no País, mas é preciso antecipar cuidados. Ministério da Saúde, por exemplo, iniciará a campanha de vacinação com antecedência de um mês.

Mais de 80% dos casos confirmados de coronavírus são brandos, sem grandes consequências respiratórias. Isso foi demonstrado pelo relatório do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China (CCDC, na sigla em inglês), divulgado nesta segunda-feira (17), pela OMS. Se infectados, idosos e portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer, têm mais chances de apresentar casos mais graves do Covid-19, causada pelo vírus.

Até agora, o Brasil não tem relato de circulação do vírus, mas já está estruturado para fazer o diagnóstico. “O exame não é indicado a toda população. O paciente precisa ter pedido médico e apresentar critérios clínicos”, explica Alberto Chebabo, infectologista do Delboni Auriemo, laboratório que integra a Dasa. Ele indica que os principais fatores de risco são: febre acompanhada de sintomas respiratórios (tosse, espirros, aperto no peito, dificuldade para respirar, falta de ar), ter viajado para a China (nos 14 dias anteriores, período de incubação do vírus) ou ter tido contato com um caso suspeito ou confirmado de coronavírus..

Exame validado: Seguindo o guia de diretrizes da OMS para o diagnóstico do coronavírus (COVID-19), a Dasa, que é líder na América Latina em medicina diagnóstica, validou o exame seguindo rígidos padrões de controle internacionais, e usando como base uma amostra positiva específica para a cepa do vírus do surto chinês.

O exame validado usa a tecnologia de PCR em tempo real – a mesma utilizada para investigar a presença de outras infecções respiratórias, precisa de pedido médico para ser realizado e o resultado é disponibilizado em até 48h. ”Não foi a primeira vez que mobilizamos o time técnico para desenvolver e validar um teste molecular preciso, de forma rápida: foi assim com a epidemia de febre amarela, em 2017/2018, e com o Zika vírus, em 2015/2016, ambos com ótimas avaliações nos programas internacionais de controle de qualidade”, explica Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.

“Estamos oferecendo em nossos laboratórios hospitalares o exame certificado com as metodologias de padrão internacional, suportando as instituições públicas na confirmação (ou não) do diagnóstico do Covid-19”, explica Gustavo Campana, diretor médico da Dasa. A validação da Dasa se deu por meio de parceria com o Instituto de Medicina Tropical da USP. “Os controles positivos são importantes para a validação clínica, seja para garantir segurança para o paciente ou a assertividade no diagnóstico”, alerta Campana.

Chebabo destaca, ainda, que apesar de as infecções pelo novo coronavírus se espalharem rápido, elas matam menos que H1N1 na pandemia de 2009. Porém, para o H1N1 e outros vírus influenza há vacina disponível nas redes públicas e privadas. “Nesse sentido, precisamos nos preparar para os períodos mais frios que favorecem o aparecimento de doenças respiratórias e ampliar os cuidados com quem é grupo de risco: crianças, idosos, pacientes com doenças crônicas”.

Foco na prevenção — Como ainda não há vacina contra o vírus, recomenda-se adotar medidas simples de higiene:. lavar as mãos sempre, principalmente antes de se alimentar;

. fazer higiene nasal: usar lenços descartáveis e cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;

. não compartilhar objetos de uso pessoal;

. manter os ambientes bem ventilados;

. evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas ou sinais da doença;

. evitar aglomerações e circulação se tiver resfriado ou gripe.

Pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou idosas são mais vulneráveis e devem redobrar os cuidados e evitar exposição e infecção pelo vírus.

Perfil — A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina – atua no Brasil e na Argentina – e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia conta com um time de mais de 20 mil colaboradores e 2 mil médicos, renomados no Brasil e no exterior, que atuam em uma rede robusta e capilarizada de cuidados com a saúde em todo o país. Por meio de suas mais de 40 redes de laboratórios distribuídas em cerca de 800 unidades – como Delboni Auriemo e Salomão Zoppi (SP), Sérgio Franco e CDPI, (RJ), Laboratório Exame (DF), entre outros –, a Dasa realiza mais de 250 milhões de exames por ano.

Considerado um dos mais importantes players de Saúde, a Dasa atua com o propósito de impactar positivamente a saúde das pessoas e tem como compromisso ser um agente de conexão do setor por meio de uma medicina mais inteligente, preditiva e personalizada. Em novembro de 2019 a empresa anunciou a união com a Rede Ímpar, segunda maior rede independente de hospitais do Brasil, que reúne hospitais como 9 de Julho (SP), Santa Paula (SP), São Lucas (RJ), CHN (RJ), Hospital e Maternidade Brasília (DF) e Hospital Águas Claras (DF).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira