Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2020 - 07:15

Índice de Consumo das Famílias volta a registrar alta no mês de fevereiro, diz ICF – RJ

Todos os itens que compõem o índice cresceram em relação a janeiro.

O Índice de Consumo das Famílias (ICF – RJ) registrou, em fevereiro, crescimento de 6,4 pontos em relação a janeiro e devolveu dessa forma as quedas observadas em dezembro e janeiro. O índice, que anotou valor igual a 89,4 pontos em fevereiro deste ano, encontra-se 0,5 ponto abaixo do valor obtido no mesmo mês de 2019 e ainda aquém ao grau de satisfação (maior que 100). O levantamento é do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), apurado pela CNC.

A média móvel de três meses apresentou leve melhora, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, enquanto a média móvel de 12 meses ficou estável.

O Instituto Fecomércio destaca que metade do crescimento do índice, na variação mensal, se deve ao comportamento de itens que de alguma maneira estão ligados ao crédito. São eles: compra a prazo, perspectiva de consumo e momento para duráveis. O IFec acredita que o aumento pode ser em parte resultado da queda da taxa de juros do crédito livre para pessoa física, que reduziu entre julho - primeiro corte da taxa Selic - e dezembro, último dado disponível, aproximadamente 5 pontos percentuais.

Conforme já apontado pelo instituto, o ano de 2020 não contará com estímulos à demanda privada adicionais à redução da taxa de juros (em 2019, o governo federal liberou o acesso aos recursos do PIS-PASEP e FGTS). Por esta razão, a recuperação da confiança será ainda mais importante para que a diminuição da taxa de juros se transforme de fato em ampliação da demanda agregada.

A recuperação da confiança no estado do Rio de Janeiro, por sua vez, dependerá fortemente de dois fatores importantes para a economia do estado: i) os desdobramentos da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4917, a ser julgada no dia 24 de abril pelo STF e que versa sobre a modificação das regras de distribuição dos royalties e da participação especial dos estados brasileiros e ii) a permanência ou não do estado do Rio no regime de recuperação fiscal, a ser discutida em setembro deste ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira