Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2008 - 10:17

GAD’ assina design de novos computadores da Positivo Informática

O principal desafio foi combater a falsa idéia de que o consumidor só se preocupa com o preço do produto e não se importa com o design.

A Positivo Informática, consolidando a sua posição de liderança no mercado brasileiro de computadores, lança linha de PCs com design desenvolvido pelo GAD’ Branding&Design – maior consultoria de branding e design do Brasil. O foco da empresa em computadores voltados para a classe C e a competitividade do mercado de eletroeletrônicos trouxe um importante desafio ao GAD’: combater a falsa idéia de que o consumidor só se preocupa com o preço do produto e não se importa com o design.

O projeto encomendado pela Positivo foi tão interessante que gerou uma pesquisa exclusiva, intitulada “Existe design para a classe C?”. “O resultado final apontou que não há um design específico para distintas classes sociais, mas sim o bom design que se adapta a qualquer tipo de público”, conta Marcos Roismann, designer de produto do GAD’ que coordenou o projeto.

Na prática, os novos PCs da Positivo ganharam visual “limpo” e de linhas modernas. A CPU ganhou formas mais arredondadas, com opções de acabamento simples ou sofisticadas, e a cor piano black brilhante, característica principal dos novos eletroeletrônicos, dá o tom arrojado e eclético dos computadores.

“Não adianta oferecer uma máquina de qualidade apenas em termos tecnológicos, pois as configurações e os preços são muito próximos. O que define a compra no ponto-de-venda é justamente o design, pois esteticamente o custo para se fazer um produto mais bonito e sedutor acaba sendo praticamente o mesmo de se fazer um convencional”, diz Roismann.

A oportunidade de diferenciação está na identificação com o consumidor, que deve ser construída por meio das diferentes expressões da marca e que, aos poucos, vai se tornando um estilo de vida, um jeito de ser. “A Positivo conseguiu materializar sua personalidade por meio de seus produtos e serviços, com qualidade e confiabilidade. Hoje, os usuários buscam mais do que tecnologia. E as boas soluções na aplicação do design conseguem atingir seus sentidos e suas emoções”, avalia.

Concepção - Investir no design foi a solução apresentada pelo GAD’ para que a Positivo Informática conquistasse ainda mais competitividade, visto que a atualização dos equipamentos de informática é muito acelerada. Após analisar o público-alvo, benchmarks da categoria, posicionamento de marcas e tendências do mercado de informática no Brasil e no exterior, o GAD’ construiu uma sólida base de informações para orientar os conceitos e definições do design do produto.

No processo de concepção do projeto da Positivo, constatou-se que os produtos para consumidores da classe C não podem se configurar como algo totalmente novo. “Trata de um público que exige a preservação do estereótipo nas linhas e formas, ou seja, deve ser um computar que tenha ‘cara’ de computador. Assim, ele se sentirá mais seguro por investir em um produto que tem em sua concepção básica de forma a similaridade com os existentes”, explica Roismann. Outro ponto fundamental ao propor inovações é a impossibilidade de aumentar custo.

“Consideramos o comportamento, os desejos e as referências do usuário, que agora passa a ter a possibilidade de adquirir um produto que está à frente de seu tempo, alinhado com o que há de mais moderno e sofisticado no mundo em termos de design”. Além do design inovador, os novos computadores da Positivo se destacam pela alta tecnologia e preço competitivo.

Perfil do GAD’ - O GAD’, há 23 anos no mercado, é a maior consultoria de branding do Brasil, tendo como diferencial uma abordagem que contempla estratégia, criação, implantação e gestão de marcas e design. Com a conquista de prêmios de reconhecimento internacional, mantém um portfólio de aproximadamente 40 clientes ativos, como Brasil Telecom, CPFL Energia, EMS, Gerdau, Ipiranga, Mercur, Net, O Boticário, Pão de Açúcar, Parmalat, Petrobras, Positivo Informática, Rossi, Sadia, Vivo e Wal-Mart. A operação, dividida entre os escritórios de São Paulo e Porto Alegre, é formada por uma equipe multidisciplinar de 95 profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira