Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2008 - 10:24

Open Innovation Seminar 2008: autoridade em inovação aberta vem pela primeira vez ao Brasil

Evento espera grande público para conferir palestra e mesas de debate com importantes especialistas em inovação

A Allagi Consultoria traz pela primeira vez ao Brasil o keynote speaker internacional Henry Chesbrough para proferir palestra no Open Innovation Seminar 2008. O evento ocorrerá no dia 16 de junho no World Trade Center São Paulo e espera um público de mais de 500 pessoas. O evento debaterá o Open Innovation e o Open Business Models com o especialista que cunhou o termo Open Innovation, também conhecido como Inovação Aberta.

Henry Chesbrough é Ph.D. em administração de empresas e leciona na Haas School of Business da Universidade da Califórnia – Berkeley, onde é Diretor-Fundador Executivo do Center for Open Innovation. Com mais de dez anos de experiência na indústria de informática, trabalhou na fabricante de discos rígidos Quantum e aconselhou muitas empresas líderes sobre os benefícios de um modelo mais aberto em contraposição ao modelo tradicional de negócios.

É autor dos best-sellers Open Business Models e Open Innovation, que são considerados os mais influentes sobre inovação na atualidade. Seus livros propõem uma nova abordagem para a organização da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas, que não se limita a usar apenas recursos internos como fontes de inovação, mas que aproveita também redes de cooperação entre empresas, parceiros e instituições para partilhar recursos e conhecimento. Seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology foi considerado um dos melhores livros de negócios de 2003.

Junto ao conceito de Open Innovation estão diversas corporações que formaram equipes de pesquisadores de diferentes empresas para amenizar os custos de desenvolvimento. A tendência ganhou força a partir de 2000, com a abertura de novos mercados, principalmente os emergentes. Empresas como IBM, HP e Procter & Gamble, líderes mundiais em seus segmentos, estão à frente desse movimento.

Em sua palestra, Chesbrough, indicado como Top 50 Innovator pela revista Scientific American, apresentará conceitos e aplicações sobre esse novo paradigma no Brasil. Com base em suas publicações e pesquisas recentes, o autor cita como principais benefícios do modelo: a expansão do alcance e da capacidade de geração de novas idéias e tecnologias, a oportunidade de redirecionamento de recursos internos para prospecção, o licenciamento de patentes subutilizadas, o senso de urgência para decidir entre usar ou descartar uma idéia ou tecnologia e a chance de aumentar e/ou diversificar o negócio.

Após a palestra serão organizadas três mesas, em seqüência, para debater questões relacionadas à aplicabilidade do Open Innovation nas empresas brasileiras, sua relação com as políticas públicas de incentivo à inovação e com as oportunidades de empreendedorismo. As mesas serão moderadas pelos professores Flávio Carvalho de Vasconcelos (FGV/EAESP), João Eduardo de Morais Pinto Furtado (USP/POLI) e Tales Andreassi (FGV/EAESP).

As inscrições podem ser feitas on-line através do site: www.openinnovationseminar.com.br até o dia 15 de junho. Os valores são promocionais para inscrições individuais e de grupos até 16 de maio. Há condições especiais para pacotes com mais de 10 ingressos destinados às empresas.

. Open Innovation Seminar 2008, no dia 16 de junho, no World Trade Center | Site: www.openinnovationseminar.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira