Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2008 - 10:25

Grupo Panalpina apresenta crescimento orgânico no primeiro trimestre

Todas as regiões contribuíram para o aumento da receita líquida do Grupo, que foi de 15,3%, superando o mesmo período do ano passado.

Basel – A Panalpina, grupo mundial especializado em transporte e logística, aumentou significativamente sua receita líquida no primeiro trimestre de 2008, em comparação com o primeiro trimestre de 2007, passando de 9,2% para 15,3%. O lucro bruto foi de -2,2%, ligeiramente inferior, no entanto, houve um ajuste na moeda de 3,1% acima do primeiro trimestre do ano anterior. Com -39,7%, o lucro líquido, afetado pela situação na Nigéria, ficou consideravelmente abaixo do primeiro trimestre de 2007. Para atingir uma abordagem de mercado mais direta e focada no cliente, o Conselho de Diretores aprovou unanimemente a proposta da CEO Monika Ribar para melhorar as estruturas de gerenciamento da empresa e ampliar de cinco para sete as funções no Conselho Administrativo.

“Em um mercado global em constante mudança, com requisitos cada vez mais complexos do cliente, os tempos de reação menores e as estruturas que permitam flexibilidade na tomada de decisões são elementos essenciais para o sucesso”, declara a CEO Monika Ribar. Ela explicou que “com a nova estrutura de gerenciamento, a ser implementada com efeito imediato, continuamos no nosso caminho para focalizar o cliente e ficar muito próximo do mercado”. Para aumentar ainda mais os laços de proximidade com os negócios dos clientes, a função de Produto e Compras agora faz parte do Conselho Administrativo. Além disso, como um instrumento de gerenciamento estratégico, os Recursos Humanos também foram recentemente definidos como função do Conselho Administrativo. Todas as novas divisões do Conselho Executivo foram preenchidas por membros altamente qualificados da administração do próprio Grupo.

Sandro Knecht, que era responsável pela região da Europa como CEO regional até agora, foi nomeado para Diretor de Vendas. A antiga diretora do transporte marítimo, Dominik Tichelkamp, assumirá o cargo de Diretora de Produtos. Também recentemente representado no Conselho Executivo é o chefe de Recursos Humanos, Alastair Robertson.

Karl Weyeneth foi indicado como Diretor Operacional. Nessa função, o antigo CEO regional para América do Norte, também assumirá a responsabilidade operacional de todas as regiões do Grupo. Ele ficará no lugar de Jörg Eggenberger, que deixou a empresa de comum acordo. Monika Ribar reconheceu as principais conquistas de Jörg e explicou que “por muitos anos ele deu consideráveis contribuições para o desenvolvimento da empresa”.

Crescimento orgânico significativo no 1º trimestre - O grupo Panalpina aumentou significativamente sua receita líquida no primeiro trimestre de 2008, em comparação com o primeiro trimestre de 2007, de 9,2% para 15,3%. Todas as regiões contribuíam com o crescimento orgânico puro. Enquanto a América Central e a América do Sul, a região Ásia-Pacífico e Europa/África/Oriente Médio/CEI aumentaram suas receitas líquidas em mais de 8%, o crescimento da América do Norte, afetado pela queda do dólar, foi de apenas 3%. A margem de contribuição do Grupo (lucro bruto) ficou ligeiramente atrás, com -2,2%, porém houve o ajuste na moeda de 3,1% acima do resultado do ano anterior.

Os transportes aéreo e marítimo superaram o crescimento do mercado - Em suas principais atividades, o Grupo Panalpina teve um desempenho melhor do que o do mercado. O aumento do volume de transporte marítimo foi de 14% (o crescimento do mercado ficou em torno de 6% a 7%). A tonelagem do transporte aéreo aumentou 4,4% (o crescimento do mercado ficou em torno de 3% a 4%). Em vista do alto preço do combustível, foi observada uma transferência do transporte aéreo para o marítimo.

Grupo Panalpina: resultados do primeiro trimestre de 2008:

(em milhões de CHF) | 1º TRI 2008 | 1º TRI 2007 | +/-

Serviços de transporte | 2 557,4 | 2 422,7 | + 5,6%

Receita líquida | 2 134,0 | 1 954,6 | + 9,2%

Margem de contribuição (lucro bruto) | 423,6 | 432,9 | - 2,2%

EBITDA| 58,6 | 87,0 | - 32,6%

EBIT | 46,8 | 74,2 | - 6,9%

Lucro Líquido Consolidado | 32,2 | 53,4 | - 39,7%

Resultados operacionais influenciados pela situação da Nigéria - O resultado operacional foi afetado negativamente pelos 20,6 milhões de CHF (francos suíços), como resultado da situação na Nigéria, conforme comunicado anteriormente. Os custos legais e de consultoria de 9,2 milhões de CHF foram incluídos na quantia anteriormente mencionada. Como conseqüência, o EBITDA diminuiu 32,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O lucro líquido consolidado ficou, como já informado, -39,7% significativamente abaixo dos respectivos resultados no primeiro trimestre de 2007.

Entretanto, os trimestres de 2007 e 2008 correspondentes não podem ser comparados. Considerando que os três primeiros meses geralmente são o período mais fraco do ano, os primeiros três meses de 2007 foram positivamente influenciados pelas conquistas de negócios excepcionais nos segmentos volúveis de gestão da cadeia de suprimentos e de projetos, bem como pelo aumento do volume médio no transporte aéreo. O que não aconteceu em 2008.

“O resultado do trimestre é comparável aos resultados do primeiro trimestre dos outros anos”, explica a CEO, Monika Ribar. “Assim, partindo dessa perspectiva, os resultados operacionais de 2008 são satisfatórios.” Em vista dos desenvolvimentos positivos na receita líquida, no lucro bruto e nos volumes, além dos primeiros resultados do programa de otimização de custos iniciado em fevereiro deste ano, a Panalpina está confiante de que atingirá seus objetivos anuais de 2008. O ajuste da organização na Nigéria em relação à redução do seu portfólio de serviços está em andamento. A conclusão desse processo é esperada para o segundo semestre deste ano.

Perfil da Panalpina - O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em serviços de logística e agenciamento de carga, especializado em fretes aéreo e marítimo, bem como soluções associadas de gerenciamento de cadeia de suprimentos. Graças à sua profunda expertise nas indústrias-chave e aos excelentes sistemas de IT, a Panalpina provê soluções de porta a porta em agenciamento de carga integradas mundialmente, personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. O Grupo Panalpina possui mais de 500 unidades em 90 países. Em mais de 60 países, trabalha em cooperação com empresas parceiras selecionadas. O Grupo empresa emprega mais de 15.000 pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a Panalpina possui 31 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios, além de sediar o Centro Regional para a América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira