Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17.500 visitantes chegam ao Rio de Janeiro pelo mar


A temporada começa com recordes na Estação de Passageiros do Píer Mauá, e o Rio de Janeiro continua sendo a principal porta de entrada para o turismo na América do Sul.

Eles vieram em seis transatlânticos que atracaram no píer, a estimativa é que os visitantes deixem US$ 5 milhões (R$ 10,65 milhões) durante a passagem pela cidade.

Os turistas vindos principalmente, dos EUA, Itália e Inglaterra que desembarcaram na manhã do domingo, dia 21 de janeiro foram recebidos por passistas e ritmistas da Cidade do Samba.

Para receber a multidão de visitantes estrangeiros e brasileiros, cerca de 300 pessoas trabalhavam no píer e em seus arredores, entre carregadores de bagagem, agentes da Receita Federal, motoristas, guias e vigilantes. À espera deles, 150 ônibus e 250 vans cadastradas, além de dezenas de táxis, lotaram a Zona Portuária.

A Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança, triplicando o efetivo na saída do porto. Doze guardas municipais foram mobilizados para o controle do trânsito e apoio aos turistas, numa ação conjunta com 20 PMs do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). A segurança ainda foi reforçada nos principais pontos de visitação da cidade. Homens do 5º BPM (Zona Portuária), da Companhia de Cães, do Batalhão Florestal e do Batalhão de Polícia do Trânsito também participaram da ação.

“Mais importante do que aumentar o efetivo é fazer distribuição lógica do policiamento, colocando o policial onde ele deve estar. Com esse número de turistas chegando ao mesmo tempo, houve uma preocupação da Polícia Militar em fazer a segurança de todo o eixo turístico, incluindo a área de concentração da rede hoteleira”, explicou o comandante geral da PM, coronel Ubiratan Angelo.

Fiscais da TurisRio no Píer Mauá - A operação do domingo, dia 21 de janeiro,já faz parte de uma série de medidas determinadas pelo secretário de Estado de Turismo, Esporte e Lazer Eduardo Paes e discutidas em reunião realizada na TurisRio no último dia 18 de janeiro, com a presença de órgãos de segurança do estado e do município e representantes de diferentes setores do turismo, visando a adotar medidas para inibir e reprimir as atividades clandestinas que colocam em risco a segurança dos usuários.

Operações como esta costumam ser realizadas durante os grandes feriados e em toda a alta temporada. O objetivo é vistoriar procedimentos tais como ônibus não cadastrados, agências que operam sem guias de turismo cadastrados, guias de turismo que exercem atividades de atribuição exclusiva de agências de viagens, empresas que utilizam guias de turismo não cadastrados e transportadores exercendo papel de agência de viagens. Os prestadores de serviço em situação irregular serão autuados no ato e se sujeitam ao pagamento de multa. A blitz será coordenada pelo diretor de Operações da TurisRio, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Os navios de luxo que atracaram no Pier Mauá: .Costa Fortuna - É o maior dos transatlânticos, com 4.685 pessoas. Percorre a costa brasileira. | . Golden Princess - Pela primeira vez no Brasil, saiu dos EUA e já passou pelo Caribe. Fica até amanhã no Rio, quando seguirá para Antártica, Argentina e Chile, com 4.185 pessoas a bordo. | . MSC Sinfonia -Viaja pela costa brasileira e Argentina. Partiu ontem com 2.818 passageiros. | . Aurora - Cruzeiro de longo curso pela Europa e América do Sul, leva 2.768 pessoas. | . Grand Mistral - Navega pela costa brasileira com 2.315 passageiros. | .Saga Rose - Leva 1.010 pessoas numa viagem de volta ao mundo.

. O cadastro das empresas e dos prestadores de serviços de turismo é obrigatório, e por delegação Ministério do Turismo, sua execução cabe à TurisRio, Companhia de Turismo do Estado, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. A empresa vem realizando regularmente um trabalho educativo junto às empresas transportadoras e os prestadores de serviços de turismo, com o objetivo de orientá-los na necessidade de manter o registro e a documentação em ordem. Os interessados devem procurar a TurisRio no horário comercial, de segunda a sexta-feira, na Rua da Ajuda, nº 5 - 6º andar, Centro do Rio de Janeiro telefone: (21) 2544-7628.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira