Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2020 - 07:09

Fidi transforma área de exames em espaço lúdico

Revitalização faz parte do projeto "Humanização em Hospitais" da Fundação.

Diversas áreas do Hospital Ipiranga, em São Paulo, tiveram seus ambientes transformados em patrimônios históricos do bairro Ipiranga para acolher os pacientes que precisam realizar exames. A revitalização dos espaços inaugurada recentemente faz parte do projeto “Humanização em Hospitais”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável pela gestão do sistema de diagnóstico por imagem na rede pública, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e o hospital.

A ambientação transformou os ambientes em vistas para o Museu do Ipiranga, o Palacete Violeta, o Seminário Central do Ipiranga, o Monumento à Independência e a própria fachada do Hospital. As áreas renovadas para propiciar um atendimento mais confortável ao público foram: a recepção do setor de radiologia, as duas salas de raios X, a sala de tomografia computadorizada e as de preparo para os exames, além do corredor. Com o empenho da equipe, foi possível realizar todo o projeto em menos de um mês.

“O ambiente tem um impacto importante no comportamento do ser humano. Assim, a transformação de um espaço hospitalar em um local bem cuidado, alegre e tranquilo justifica o investimento em atendimentos qualificados aos pacientes que frequentam o local”, diz Cristiane Claro, Coordenadora de Relacionamentos Institucionais da FIDI. “Além do ambiente humanizado influenciar na rotina hospitalar e nas relações estabelecidas entre profissionais da saúde e pacientes, potencializa ações de humanização na unidade de saúde como um todo”, aponta.

O projeto “Humanização em Hospitais” teve início em outubro de 2017. Também já foram transformados para maior conforto e acolhimento dos pacientes os hospitais: Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Infantil Cândido Fontoura e Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, Hospital Infantil Márcia Braido, em São Caetano do Sul, e Hospital Materno Infantil (HMI) e Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiás.

Perfil —A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) existe há mais de 30 anos e é responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI nasceu com o objetivo de prestar assistência à população, além de contribuir para o aprimoramento de médicos radiologistas por meio de programas de educação continuada, bolsas de estudo e cursos de especialização.

Com 2.500 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos, a FIDI realiza anualmente 5 milhões de exames entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raio-X e densitometria óssea. Desde 2006, a FIDI deixou de ser Instituto e passou a ser denominada Fundação. Em 2009 ganhou status de Organização Social, expandido sua atuação e hoje está presente em 85 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, além de ter participado da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. As unidades Goiás e SEDI III receberam o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW) em 2018 e 2019. Neste ano, a unidade de São Caetano do Sul elencou o guia “Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Saúde 2019”. | www.fidi.org.br e, redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira