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08/05/2008 - 11:08

Log-In atinge lucro líquido de R$ 36,8 milhões no 1T08


Os investimentos realizados pela Log-In no 1T08 totalizaram R$ 120 milhões, sendo R$ 95 milhões na aquisição do navio Log-In Pantanal e R$ 3,4 milhões na compra dos semi-reboques porta-contêiner para uso no transporte rodoviário nas operações de coleta e entrega de cargas do segmento Trem Expresso. Na expansão do TVV foram alocados R$ 4,4 milhões e na construção dos novos navios porta-contêiner, R$ 12 milhões.

Rio de Janeiro– A Log-In Logística Intermodal S.A. (Bovespa: LOGN3), a primeira e única empresa do Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para transporte de contêineres porta-a-porta e movimentação portuária, apresenta seus resultados relativos ao primeiro trimestre de 2008. Todas as informações apresentadas neste relatório, exceto quando de outra forma indicado, são expressas em moeda corrente nacional (Reais ou R$). Conforme informações contidas no Prospecto Definitivo de Oferta Pública de Distribuição Primária e Secundária de Ações Ordinárias de Emissão da Log-In (Prospecto Definitivo), a Companhia passou por um processo de reestruturação de suas atividades operacionais em dezembro de 2006, de maneira a centralizar na sua estrutura os ativos relacionados ao transporte e movimentação de contêineres. Adicionalmente, foram transferidos para a Companhia Vale do Rio Doce - Vale - os ativos que se encontravam sob a estrutura da Log-In, mas que não estavam relacionados com o transporte ou movimentação de contêineres, tais como os ativos relacionados ao serviço de apoio portuário (rebocadores) e o transporte marítimo de granéis. Entretanto, como não foi possível refletir algumas conseqüências da reestruturação operacional nos registros contábeis em 2007, apresentamos informações combinadas para o primeiro trimestre de 2007 onde foram procedidos alguns ajustes com o objetivo de permitir uma análise comparativa das operações da Log-In após a conclusão do processo de reestruturação. O objetivo é facilitar a análise dos resultados por parte do mercado de capitais, disponibilizando as informações na mesma base em que foram apresentadas no Prospecto Definitivo. Em 2008, apresentamos apenas o resultado societário da Log-In.

Destaques: No 1T08 o EBITDA ajustado da Log-In totalizou R$ 6 milhões e a margem EBITDA ajustado foi de 7,3%. O EBITDAR ajustado somou R$ 10,2 milhões e a margem EBITDAR ajustado foi de 12,2%.

Excluídos os recursos pagos aos empregados da Log-In relativos ao Programa de Participação nos Resultados do ano de 2007 no 1T08 e as despesas relacionadas à entrada em operação dos novos navios, o EBITDA somou R$ 14,9 milhões e a margem EBITDA, 18%. Nessa mesma base, o EBITDAR foi de R$ 19 milhões e a margem EBITDAR, 23%.

As operações no TVV geraram EBITDA de R$ 12,7 milhões, com margem EBITDA de 39,2%. O EBITDA da Navegação Costeira foi negativo em R$ 1,5 milhão e a margem EBITDA negativa em 3,9%. No Trem Expresso, o EBITDA foi de R$ 0,8 milhão com margem EBITDA de 7,4% e os Serviços de Planejamento e Gestão Logística geraram EBITDA de R$ 0,8 milhão e margem EBITDA de 62%.

No 1T08 os volumes movimentados no TVV cresceram 9,8% e a movimentação na Navegação Costeira aumentou 11,2% em relação ao 1T07. A produção do Trem Expresso foi 38,4% superior ao mesmo trimestre de 2007.

A receita bruta da Log-In somou R$ 94,5 milhões e os custos dos serviços prestados totalizaram R$ 70,4 milhões.

No 1T08, o lucro líquido alcançou R$ 36,8 milhões, correspondendo a R$ 0,41 por ação em circulação.

CMauro Dias, diretor-presidente e de Relações com Investidores da Log-In comenta os resultados: “ O primeiro trimestre de 2008 foi positivo para o setor de logística no Brasil, refletindo o forte ritmo de crescimento da economia, principalmente nas atividades ligadas ao mercado interno. Este desempenho, aliado a aceleração do processo de busca de alternativas de transporte de longa distância mais eficientes e sustentáveis, contribuiu para o crescimento de 9,5% no volume total de TEUs movimentados pela Log-In, comparado ao 1T07, e sinaliza para um ano de forte crescimento na demanda por nossos serviços.

O resultado do TVV no 1T08 refletiu os efeitos da apreciação do Real frente ao Dólar norte-americano, com crescimento puxado pelas cargas de importação. A performance operacional continua a se destacar, com produtividade de 43,9 movimentos/hora e tempo médio de espera para atracação de 0,7 hora. Avançamos nas obras de ampliação da capacidade do Terminal e estamos trabalhando em conjunto com a Autoridade Portuária para conclusão dos trabalhos de dragagem e melhoria do acesso marítimo.

Avançando na expansão de nossos serviços portuários, em fevereiro anunciamos a sociedade da Log-In com a Juma Participações S.A., do Grupo Simões, para desenvolvimento de um novo Terminal Portuário em Manaus. Já concretizamos nossa entrada na Lajes Logística S.A., empresa que implementará o projeto, e estamos trabalhando nos estudos de engenharia e no processo de obtenção das licenças necessárias para sua implantação. Esperamos poder iniciar as obras ainda este ano.

No 1T08 demos continuidade ao plano de reestruturação dos serviços de Navegação Costeira, com a entrada em operação do navio Log-In Amazônia e o atendimento aos novos mercados de Montevidéu e de Santos com destino ao Nordeste. A construção dos novos navios avança dentro do cronograma traçado e anunciamos recentemente a entrada em operação do navio Log-In Pantanal e a nova configuração do serviço Atlântico Sul, entre Fortaleza e Buenos Aires, com aumento de 30% na capacidade ofertada. O novo serviço Amazonas, ligando Santos a Manaus, onde serão alocados os navios Log-In Macau, Frota Manaus e Frota Belém, será iniciado ainda no 2T08.

O trabalho de reestruturação envolveu ainda a incorporação da DCNDB Overseas S.A., empresa operadora do serviço de Navegação Costeira, aprovada na AGE realizada em 08 de abril. Todos os seus ativos foram incorporados pela Log-In, simplificando nossa estrutura organizacional e processos internos.

Em que pese os efeitos do aumento do preço do bunker, que tem impactado negativamente o resultado do serviço de Navegação Costeira, acreditamos que os aumentos no preço do petróleo irão favorecer nossa competitividade a médio e longo prazos, dada a maior eficiência do transporte marítimo a longas distâncias e a tendência de se repassar, também aos preços do óleo diesel, os aumentos do preço do petróleo no mercado internacional.

No 1T08, o serviço do Trem Expresso apresentou forte crescimento e expressiva melhoria de performance. Concluímos em março o trabalho de transferência das operações da FCA para a Log-In.

Anunciamos os investimentos na expansão do Tercam e iniciamos nossas operações próprias de transporte rodoviário, com foco nos serviços complementares ao transporte ferroviário e marítimo.

Desde o início de abril estamos executando diretamente todas as operações de ponta rodoviária do serviço do Trem Expresso em São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Goiás e já iniciamos o trabalho de primarização das pontas rodoviárias no serviço de Cabotagem. Através da operação rodoviária própria, buscamos a redução de custos, maior produtividade e melhoria da qualidade de serviço prestado aos nossos clientes. Em linha com nossa política de disciplina na alocação de capital, suspendemos nosso plano de aquisição de contêineres, em função da melhoria das condições para locação destes equipamentos no mercado internacional, que nos levaram a optar por novos contratos de leasing para expansão da frota.

O atual quadro econômico brasileiro reforça ainda mais nossa confiança na estratégia de crescimento da Log-In e o acerto do timing de sua implementação, que nos coloca em excelente posição para capturar o aumento da demanda por serviços intermodais nos mercados onde atuamos. Várias ações em curso reforçam nossa posição: ampliamos em 75% nossa capacidade na Navegação Costeira, com toda frota em operação a partir do 2T08; iniciamos a construção dos nossos cinco novos navios porta-contêiner no Estaleiro Ilha S.A. – EISA; demos continuidade às obras de expansão no TVV e aprovamos a expansão do Tercam; estamos avançando nos projetos do novo porto em Manaus, da expansão da capacidade de transporte do Trem Expresso e de novos terminais intermodais. Além disso, o posicionamento único da Log-In tem criado outras oportunidades em novos mercados onde podemos alavancar nossas competências.

Em linha com nossa estratégia de atuação, continuaremos com os esforços concentrados na melhoria de nossa performance operacional e na implementação de nosso plano de crescimento, consolidando a Log-In como líder no mercado de serviços intermodais no Brasil “,conclui o executivo..

O Desempenho por Segmento de Negócio - A Log-In considera em seu EBITDA ajustado a inclusão dos benefícios referentes ao AFRMM – Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – relativos aos ressarcimentos dos investimentos em manutenção e construção de navios. No 1T08, a Log-In não utilizou crédito de AFRMM.

Para o cálculo do EBITDA ajustado foi contemplado o estorno dos gastos alocados em despesas operacionais relativos à oferta pública inicial de ações da Log-In (IPO), que totalizaram R$ 0,2 milhão no 1T08. Neste trimestre, o EBITDA ajustado da Log-In somou R$ 6 milhões ante R$ 9,1 milhões no 1T07. A margem EBITDA ajustado atingiu 7,3%, 4,3 p.p. inferior ao resultado do 1T07, 11,6%. Excluídos os recursos pagos aos empregados da Log-In relativos ao Programa de Participação nos Resultados do ano de 2007 (PR) e as despesas relacionadas à entrada em operação dos navios Log- In Amazônia e Log-In Pantanal, o EBITDA somou R$ 14,9 milhões e a margem EBITDA, 18%.

O EBITDAR ajustado da Log-In, considerando após o EBITDA ajustado o estorno dos gastos com afretamento de navios e com o aluguel de contêineres utilizados nas operações, totalizou R$ 10,2 milhões, redução de 23,9% em relação ao 1T07, quando foi de R$ 13,4 milhões. A margem EBITDAR ajustado foi de 12,2%, 5,0 p.p. abaixo da auferida no 1T07, 17,2%. Desconsiderando os efeitos do pagamento da PR e os gastos associados à entrada em operação dos novos navios, o EBITDAR somou R$ 19 milhões e a margem EBITDAR, 23%.

Terminal de Vila Velha – TVV: No 1T08, o EBITDA obtido pelo TVV totalizou R$ 12,7 milhões, 9,5% acima do resultado do 1T07, R$11,6 milhões. A margem EBITDA foi de 39,2%, 5,3 p.p. menor que a do 1T07, que foi de 44,5%. Excluindo-se o pagamento de remuneração variável aos empregados realizado no 1T08 no valor de R$ 2,7 milhões (não refletido no 1T07), o EBITDA somou R$ 15,4 milhões e a margem EBITDA, 47,5%.

A receita bruta obtida pelas operações do TVV totalizou R$ 37,7 milhões no 1T08, aumento de 24,4% em relação ao 1T07. Foram movimentados 64.923 TEUs, 9,8% a mais que no 1T07, e 75.399 toneladas de carga geral, 70,6% acima do 1T07. As operações de movimentação de contêineres responderam por 63,9% da receita do trimestre, armazenagem de cargas importadas e outros serviços acessórios 28,7% e movimentação de carga geral 7,4%. Os custos dos serviços prestados aumentaram em 24,7%, passando de R$ 17 milhões no 1T07 para R$ 21,2 milhões no 1T08. Excluindo-se o pagamento de remuneração variável aos empregados, os custos dos serviços prestados foram de R$ 18,5 milhões, crescimento de 8,8% em comparação ao 1T07.

Navegação Costeira - No 1T08, o serviço de Navegação Costeira gerou EBITDA negativo de R$ 1,5 milhão, frente a resultado positivo de R$ 2,9 milhões no 1T07. A margem EBITDA foi negativa em 3,9%, e no 1T07, positiva em 7,6%. Excluindo-se os gastos associados à preparação para entrada em operação dos navios Log-In Amazônia e Log-In Pantanal, cerca de R$ 2 milhões, o EBITDA foi de R$ 0,5 milhão e a margem EBITDA, 1,3%.

Foram movimentados 19.794 TEUs, 11,2% acima do volume no 1T07. A receita bruta dos serviços de Navegação Costeira, no valor de R$ 41,9 milhões, ficou ligeiramente acima da realizada no 1T07 e foi impactada pela desvalorização de 17,6% do Dólar norte-americano frente ao Real. O resultado deste serviço também foi influenciado pelo aumento nos custos com bunker. No 1T08, o EBITDAR foi positivo em R$ 2,5 milhões e a margem EBITDAR, 6,5%. Excluindo-se os gastos associados à preparação para entrada em operação dos novos navios, o EBITDAR foi de R$ 4,5 milhões e a margem EBITDAR, 11,8%.

Trem Expresso - O EBITDA auferido pelas operações do Trem Expresso no 1T08 foi de R$ 0,8 milhão, aumento de 14,3% em relação ao 1T07. A margem EBITDA foi de 7,4%, 2,1 p.p. superior a obtida no 1T07, 5,3%. A produção ferroviária do Trem Expresso saltou 38,4% no 1T08 frente ao 1T07. Incluídas as receitas dos serviços que ainda foram executados pela FCA em janeiro e fevereiro (a partir de março, a totalidade do faturamento do Trem Expresso está sendo realizada pela Log-In), a receita líquida no 1T08 foi de R$ 15,5 milhões, crescimento de 13,8%, e a margem EBITDA foi de 5,2%. Excluídos os efeitos do pagamento da PR no 1T08, no valor de R$ 0,5 milhão (não refletido no 1T07), o EBITDA foi de R$ 1,3 milhão e a margem EBITDA, 8,4%. O EBITDAR somou R$ 0,9 milhão no 1T08 e a margem EBITDAR foi de 8,2%. Excluídos os efeitos do pagamento da PR, o EBITDAR totalizou R$ 1,4 milhão e a margem EBITDAR, 12,7%.

Serviços de Planejamento e Gestão Logística - No 1T08, os Serviços de Planejamento e Gestão Logística geraram EBITDA de R$ 0,8 milhão e margem EBITDA de 62%.

Terminal de Vila Velha – TVV: No 1T08, a receita bruta obtida pelas operações do TVV totalizou R$ 37,7 milhões, 24,4% superior ao 1T07.

A receita registrada com movimentação de contêineres somou R$ 24,1 milhões, 15,3% acima da verificada no 1T07, R$ 20,9 milhões. Este resultado pode ser explicado pelo aumento de 9,8% no volume de contêineres movimentados e por aumentos de preços.

Foram movimentados 64.923 TEUs, sendo 70,5% contêineres cheios e 29,5% vazios. No 1T07, quando a movimentação foi de 59.138 TEUs, essa relação era de 68,3% cheios e 31,7% vazios.

A movimentação de carga geral proporcionou receita de R$ 2,8 milhões, 47,4% acima do 1T07. Foram movimentadas 75.399 toneladas de carga geral, 70,6% maior que o volume realizado no 1T07, 44.208 toneladas.

A receita gerada com armazenagem de cargas e outros serviços acessórios somou R$ 10,8 milhões. Esse resultado, 44% acima do 1T07, provém, principalmente, da negociação de novos contratos e melhoria do nível de serviços prestados. O aumento no volume de carga de importação, principal fonte de receita acessória, também é reflexo da desvalorização do Dólar norte-americano frente ao Real.

A taxa média de produtividade na movimentação de contêineres no 1T08 foi de 43,9 movimentos/hora, ante 43,3 movimentos/hora no 1T07. O TVV permaneceu em segundo lugar no ranking nacional da ABRATEC – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público. O tempo médio de espera para atracação de responsabilidade do TVV foi de 0,7 hora, contra 1,0 hora no 1T07.

Navegação Costeira - No 1T08, o volume movimentado no serviço de Navegação Costeira cresceu 11,2% em TEUs em comparação ao 1T07. A receita bruta somou R$ 41,9 milhões, em linha com o resultado obtido no 1T07,R$ 41,6 milhões, em função da desvalorização cambial. A participação das receitas vinculadas ao Dólar no 1T08 foi de 40,8% contra 43,8% no 1T07.

No serviço Cabotagem foram transportados 7.645 TEUs, 9,3% a mais que no 1T07. A receita gerada nessas operações foi de R$ 24,8 milhões, 6% acima do resultado verificado no mesmo trimestre de 2007. A receita por TEU no 1T08 foi 3,1% inferior a obtida no 1T07, devido a maior participação de cargas intermediárias (trechos curtos) em função de posicionamento de navios e serviço desbalanceado devido a utilização de navios de diferentes capacidades (2 X 666 TEUs, 1 X 1.254 TEUs e 1 X 1.700 TEUs).

No 1T08, foram transportados 8.863 TEUs no serviço Mercosul, 2,7% acima do volume movimentado no 1T07. Apesar do incremento de 11,7% no preço médio em Dólares, a desvalorização cambial desta moeda frente ao Real, impactou de forma negativa a receita auferida com o transporte de cargas neste serviço, que foi de R$ 15,6 milhões no 1T08, 5,5% menor que o mesmo trimestre de 2007.

O efeito da desvalorização cambial também se refletiu na receita obtida com a movimentação de cargas Feeder, que somou R$ 1,5 milhão no 1T08 ante R$ 1,7 milhão no 1T07. Foram movimentados 3.286 TEUs, grande parte em função de oportunidades verificadas no 1T08 no fluxo de cargas entre os portos de Buenos Aires e Rio Grande.

Trem Expresso - No 1T08, foram transportados no serviço Trem Expresso 10.314 TEUs, contra 9.814 TEUs no 1T07, incremento de 5,1%. A produção do Trem Expresso totalizou 230,5 milhões de TKU, 38,4% superior em relação ao 1T07. O crescimento verificado na produção em TKU reflete o aumento na movimentação de cargas na rota entre São Paulo e Bahia.

A receita bruta obtida com essas operações, considerando também as operações realizadas no Tercam e no Porto Seco do Cerrado somou R$ 13,4 milhões. Considerando os valores ainda faturados pela FCA nos meses de janeiro e fevereiro, a receita bruta foi de R$ 19,1 milhões, frente a R$ 16,6 milhões no 1T07, crescimento de 15,1%.

Serviços de Planejamento e Gestão Logística - A receita bruta gerada pelos Serviços de Planejamento e Gestão Logística somou R$ 1,5 milhão no 1T08, sendo que desse montante, R$ 0,8 milhão correspondem à receita variável auferida com a redução dos custos logísticos obtidos pelos clientes.

Custos dos Serviços Prestados - No 1T08, os custos dos serviços prestados pela Log-In totalizaram R$ 70,4 milhões, 14,5% acima dos gastos verificados no 1T07. Desse montante, 56,7% correspondem ao serviço de Navegação Costeira (R$ 39,9 milhões), 30,1% ao TVV (R$ 21,2 milhões) e 13,2% ao Trem Expresso (R$ 9,3 milhões).

Terminal de Vila Velha – TVV: Os custos dos serviços prestados pelo TVV totalizaram R$ 21,2 milhões, aumento de 24,7% em relação ao 1T07.

Os custos com carga e descarga somaram R$ 6,2 milhões, 14,8% acima do 1T07, devido a maiores volumes movimentados de contêineres e carga geral. As despesas com pessoal, no montante de R$ 7,5 milhões, incluem o pagamento efetuado aos empregados do TVV relativo ao Programa de Participação nos Resultados do ano de 2007, no valor de R$ 2,7 milhões. Os serviços contratados totalizaram R$ 3 milhões, aumento de 11,1% em relação ao 1T07, em parte refletindo maior volume de carga movimentada no Terminal.

Navegação Costeira - No 1T08, os custos dos serviços de Navegação Costeira totalizaram R$ 39,9 milhões, 24,3% superior ao realizado no 1T07.

Os custos com movimentação de carga e descarga de contêineres nos terminais portuários escalados pelos navios da Log-In somaram R$ 10,2 milhões no 1T08, em linha com o 1T07. Apesar do incremento nos volumes movimentados entre esses trimestres nos serviços Cabotagem e Mercosul (sobre os quais tais despesas incidem), esses custos foram influenciados pela valorização do Real frente ao Dólar norte-americano, base das tarifas dos portos na Argentina e no Uruguai, além de ações desenvolvidas para a redução desses custos.

Os gastos com combustíveis aumentaram em 55,6%, somando R$ 5,6 milhões no 1T08, O preço do bunker, combustível utilizado nos navios, aumentou 62% em relação ao 1T07, sendo parcialmente compensado pela desvalorização do Dólar frente ao Real.

Os custos com serviços rodoviários de curta distância totalizaram R$ 3,7 milhões, ante R$ 2,3 milhões no 1T07, em linha com o atual mix de rotas rodoviárias e com o executado a partir do segundo semestre de 2007.

O crescimento no quadro de tripulantes da Log-In, decorrente do aumento na frota de navios, está refletido nas despesas com pessoal marítimo, que foram de R$ 4,5 milhões no 1T08.

Apesar de incremento de 15% na frota de contêineres, os gastos com aluguel desses equipamentos não apresentaram variação em comparação ao 1T07 devido à desvalorização cambial observada no período, uma vez que os contratos de leasing são estabelecidos em moeda norte-americana.

As despesas com contêineres vazios somaram R$ 1,2 milhão, 25% inferiores ao 1T07 em função de renegociação de contratos com prestadores de serviços.

Os custos portuários, no valor de R$ 1,5 milhão no 1T08, apresentaram redução de 34,8% ante ao 1T07, devido à variação cambial e renegociação de contratos com agentes marítimos.

Os gastos relacionados à preparação para entrada em operação dos navios Log-In Amazônia e Log-In Pantanal estão refletidos em outros custos e somaram R$ 2 milhões no 1T08. A despesa com depreciação desses navios totalizou R$ 2,3 milhões e também está refletida nessa rubrica.

Trem Expresso - Os custos dos serviços do Trem Expresso totalizaram R$ 9,3 milhões, 25% a menos que no 1T07, refletindo os ajustes finais no contrato com a FCA, resultado da conclusão do processo de migração dos serviços para a Log-In. Considerando no 1T08 as despesas executadas na FCA em janeiro e fevereiro, os custos dos serviços do Trem Expresso totalizaram R$ 13,8 milhões.

O início do processo de primarização das operações rodoviárias e ganhos de produtividade na roteirização de coletas e entregas de cargas resultaram em redução de 24% nos custos de transporte rodoviário de curta distância em comparação ao 1T07.

Nos custos com movimentação de contêineres estão incluídos os gastos com aluguel de novos equipamentos utilizados nos terminais intermodais da Log-In. Os custos com aluguel de contêineres

Investimentos - Os investimentos realizados pela Log-In no 1T08 totalizaram R$ 120 milhões, sendo R$ 95 milhões na aquisição do navio Log-In Pantanal e R$ 3,4 milhões na compra dos semi-reboques porta-contêiner para uso no transporte rodoviário nas operações de coleta e entrega de cargas do segmento Trem Expresso. Na expansão do TVV foram alocados R$ 4,4 milhões e na construção dos novos navios porta-contêiner, R$ 12 milhões.

Perfil - A Log-In é a primeira e única empresa no Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para movimentação portuária e o transporte de contêineres porta-a-porta, por meio marítimo ou ferroviário, complementado por transporte rodoviário de curta distância, bem como para a armazenagem de contêineres através de seus terminais terrestres intermodais de carga. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a Companhia conta com uma frota de sete navios utilizados para Navegação Costeira, um terminal de contêineres situado em Vila Velha (ES) e dois terminais multimodais localizados em Uberlândia (MG) e em Camaçari (BA).

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