Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2020 - 08:19

Áreas na mineração movimenta busca por profissionais mais capacitados, diz Consultor


O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulgou em fevereiro que a receita do setor teve aumento de aproximadamente 39%, passando de R$ 110,2 bilhões em 2018, para R$ 153,4 bilhões em 2019. A explicação está no aumento do preço médio (PM) do minério de ferro — diferencial das exportações minerais brasileiras — e também no aumento do valor do dólar.

“Em momento de crise global, minérios de alto valor agregado — como ouro, zinco e cobre — adquirem valor mais interessante frente ao mercado. Tivemos boas cotações de minério de ferro neste período. O preço de commodity cresceu e isso foi positivo”, analisa Lucas Wilson, sócio-consultor responsável pelos escritórios em Minas Gerais, Goiás e Pará da FESA Group, consultoria especializada em gestão de talentos e desenvolvimento organizacional.

Impacto do mercado profissional — Esse resultado implica também nas profissões do setor. Antes de realizar os processos de mineração, é necessário avaliar os aspectos ambientais e sociais da área, além da segurança. “A mineração tem normas técnicas obrigatórias. Após as tragédias de Mariana e Brumadinho, essa regulamentação para os processos de mineração do país se intensificou. Cargos para engenharia de geologia e geotecnia, gestão, controles e compliance se destacaram como os mais procurados nos dois últimos anos. Foram as profissões que mais indicamos candidatos para as mineradoras, pois são responsáveis pelo estudo e pela avaliação da área, principalmente das barragens”, explica Wilson.

A atuação da FESA Group no ramo de mineração cresceu 29% entre 2018 e 2019.

A forma de se fazer mineração no Brasil mudou, explica o consultor. É necessário que as mineradoras estejam aptas também aos recursos digitais. A automatização é um dos indicadores do futuro, seja para atuar com o sistema de monitoramento automatizado das barragens, ou para os veículos autônomos — caminhões que trafegam sem operadores na cabine, que são monitorados em salas de comando, por sistema de computadores, GPS e inteligência artificial nos radares. Por meio dos sensores instalados, os veículos param de se mover quando detectam objetos e pessoas no caminho.

“Por ser um setor insalubre e com periculosidade, tudo que se faz para amenizar os riscos, tanto ambientais, quanto aos mineradores, é fundamental para o avanço da área. A mineração no país possui alto impacto econômico, social e ambiental, por isso, os estudos e a ampliação das profissões precisam também acompanhar os avanços tecnológicos que vivemos atualmente. Nesse caso, os profissionais precisam também se capacitar para seguir ou entrar nesse ramo”, conclui Wilson.

A FESA Group — Consultoria especializada em gestão de talentos e desenvolvimento organizacional, a FESA Group oferece recrutamento consultivo, coaching e avaliação, desenvolvimento de lideranças, certificações internacionais, remuneração estratégica e assessment center. Com escritórios regionais no Brasil e presença nos EUA, Argentina e México, a FESA Group representa as marcas FESA Executive Search (recrutamento de executivos no Brasil), FESA ASAP (recrutamento de profissionais em níveis iniciais da carreira gerencial), FESA Advisory (gestão e desenvolvimento de talentos), FESA XFour (ecossistema e aceleradora de HR Techs) e FESA C.R.O.M.A. (programa social com projetos educacionais e de qualificação profissional). | https://fesagroup.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira