Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2008 - 11:20

ESPM realiza seminário sobre gestão de clubes de futebol

Série de palestras será realizada em parceria com o São Paulo Futebol Clube.

São Paulo – A indústria do esporte movimenta no mundo, a cada ano, valores superiores a US$ 1 trilhão. Quando o assunto é futebol, o movimento global está em torno de US$ 250 bilhões. A participação brasileira é de cerca de US$ 10 bilhões, segundo estudos do Imperial College.

A modalidade é a preferida dos anunciantes, da mídia e dos patrocinadores, porém, a participação do Brasil é considerada baixa quando levada em conta à visibilidade do esporte no País. Este cenário aponta para a necessidade de profissionalizar a gestão dos clubes para torná-los lucrativos, o que beneficia toda a indústria do futebol.

Para contribuir para melhores práticas no mercado, o Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte ESPM, criado em parceria com o São Paulo Futebol Clube, SPFC, promove, entre os dias 12 e 16 de maio, o seminário Gestão Estratégica de Clubes de Futebol.

O evento vai apresentar e discutir a estrutura dos clubes no Brasil e no mundo, com foco na gestão de marketing, gestão das equipes e operações, e as perspectivas para a indústria do futebol no País. Para isso, contará com a participação de especialistas do SPFC como Marcelo Portugal, diretor de planejamento; Júlio César Casares, diretor de marketing; João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol; Marco Aurélio Cunha, superintendente de futebol.

Voltado para investidores, empreendedores e gestores que atuam ou desejam ingressar neste mercado, patrocinadores de equipes esportivas, jornalistas e analistas que queiram conhecer a estrutura dos clubes, o seminário será dividido em cinco sessões noturnas com carga horária de 15 horas/aula. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de maio, domingo.

Programação – Gestão Estratégica de Clubes de Futebol.: 12 de maio – Gestão Estratégica de Futebol (Marcelo Portugal) | 13 de maio – Gestão Estratégica de Marketing de Futebol (Júlio César Casares) | 14 de maio – Gestão de Equipes de Futebol (João Paulo de Jesus Lopes) | 15 de maio – Gestão de Operações de Futebol (Marco Aurélio Cunha) | 16 de maio – Evolução Histórica do Futebol no Brasil (João Paulo de Jesus Lopes).

Inscrições até 11 de maio de 2008, de 12 a 16 de maio de 2008,das 19h30 às 22h30, na ESPM – Campus Rodolfo Lima Martensen - Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo. Informações e Inscrições: (11) 5081-8225 ou [email protected] | www.espm.br [ Duração: cinco sessões, com carga horária de 15 horas/aula].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira