Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2020 - 08:39

Artigo sobre o Covid-19 dos pesquisadores da PUC-Rio, IDOR e Fiocruz

Prevê até 4.970 casos nos próximos dez dias no Brasil, sendo SP responsável por 68% deles. Doença cresce 32% ao dia e ações de contenção e reação dos cidadãos interferem diretamente nos resultados.

Em função da evolução do Coronavírus (Covid-19) no Brasil e no mundo, 11 pesquisadores do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro criaram o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) para utilizarem a inteligência computacional aplicada à previsão da evolução do Covid-19 no País. Enquanto a doença estiver em curso no Brasil, o grupo irá lançar atualizações periodicamente. Ontem, 16/03, o primeiro resultado do estudo traz a projeção de casos de infecção por Covid-19 no Brasil até 26 de março, que pode variar de 2314 a 4970 casos. Os pesquisadores, no entanto, reforçam que o número final irá depender diretamente da disponibilidade de recursos, das ações de contenção da população, da estratégia de testagem e notificação de novos casos, e da reação dos cidadãos com relação às medidas de prevenção, que devem ser seguidas.

A partir das predições, se espera um crescimento exponencial da doença Covid-19 no Brasil até 26 de março. Segundo o artigo, desde 26 de fevereiro, quando foi detectado o 1º caso no país, a doença cresceu 32% ao dia, chegando a 200 casos confirmados em 15 de março. Em apenas dez dias (26/03/20), esse número pode chegar a um total de 3750 casos (cenário mediano), podendo variar entre 2314 casos (cenário otimista) e 4970 casos (cenário pessimista). O Estado de SP será responsável por 68% dos casos, com uma média de 2550 infectados, podendo chegar a 3380 confirmações. O RJ pode passar de 24 casos em 15 de março para 596 em 26 de março, um aumento de 24x em uma previsão mais conservadora.

Em comparação com outros oito países — Irã, Itália, Coréia do Sul, Espanha, França, Alemanha, China e EUA — ficou evidente que a velocidade da evolução da pandemia, de forma geral, é muito rápida e depende de vários fatores, incluindo medidas de contenção, comportamento da população e quantidade de recursos disponíveis, dentre outros. A abordagem utilizada no estudo replicou as taxas de crescimento observadas nestes países para projetar novos casos de infecção por COvid-19 no Brasil.

As predições realizadas pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) foram baseadas nos dados brasileiros e internacionais disponíveis até 15 de março de 2020. Elas serão atualizadas nos próximos dias em função da notificação de novos casos, do número de casos testados e de pacientes hospitalizados. Os pesquisadores também estão estimando a necessidade de leitos em hospitais públicos no Brasil. Os modelos preditivos deverão ser aprimorados para considerar os eventos de contenção da epidemia em vários lugares do mundo. | https://sites.google.com/view/nois-pucrio e NOIS: https://twitter.com/NOIS_PUCRio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira