Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2008 - 11:39

Sindicato das empresas de elevadores lança campanha de segurança para técnicos

O Seciesp - Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo - acaba de lançar sua campanha para 2008: Segurança para técnicos de elevadores. De acordo com o presidente, Fábio Aranha, entre os acidentes registrados em elevadores, muitas vezes acontecem com próprios técnicos. Para as ações realizadas este ano, destacam-se: treinamento gratuito na sede do sindicato para os técnicos , exigência do cumprimento das normas de fabricação de elevadores e leis trabalhistas de segurança do trabalho; convencimento dos órgãos competentes (prefeitura e Contru – órgão responsável pela fiscalização de elevadores na cidade de São Paulo) da importância de se cobrar a obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurança – protetores de polia, caixas de inspeção e de fundo de poço (pap) – para todos os elevadores existentes e não apenas para as novas instalações.

Desde 1999, o uso destes itens de segurança é obrigatório. O grande problema enfrentado, não só em São Paulo, mas em todas as regiões brasileiras, é que mais de 70% dos elevadores foram fabricados e instalados antes desta nova norma. Por este motivo, a maioria dos condomínios resiste em investir neste item - alegando não ser obrigatório para elevadores mais antigos - e ressaltam que, a segurança do técnico de manutenção é de responsabilidade da empresa de manutenção e não do condomínio. “Embora as normas ainda não tratem especificamente dos elevadores mais antigos, a legislação trabalhista é clara referente à segurança. A NR 12, referente às proteções obrigatórias para as máquinas e equipamentos em geral, determina no item 12.3.1 que suas transmissões de força devem ser enclausuradas dentro da estrutura ou devidamente isoladas por anteparos adequados, com proteção para polias. O item 12.2.1 relata que as máquinas necessitam de dispositivos de acionamento e parada, podendo ser desligado pelo operador na sua posição de trabalho, ou seja, há necessidade da caixa de fundo de poço – pap e caixa de inspeção em cima da cabina”, explica Fábio.

É importante ressaltar que os síndicos e administradores de condomínios são co-responsáveis em casos de acidentes com técnicos. Segurança é primordial para quem realiza manutenção no elevador e para quem o utiliza como transporte.

O Seciesp oferece curso para iniciantes e profissionais (reciclagem) que atuam como técnicos de elevadores. Entre os temas abordados estão segurança em instalações e serviços em eletricidade; proteção dos usuários de elevador (resgate de passageiros, proteções na cabina e na casa de máquinas); dos técnicos de manutenção e montagem (procedimentos de trabalhos na casa de máquinas, poço, passadiço e cabina) e segurança do equipamento.

Para os associados do Seciesp o curso é gratuito; os não associados pertencentes à categoria pagam R$ 80,00; demais R$ 120,00. São ministrados na sede do Seciesp, na rua Marjor Setório, 349 - 3º andar, Vila Buarque, em São Paulo, ocorrem toda última quinta-feira de cada mês: 29 de maio; 26 de junho; 31 de julho; 28 de agosto; 25 de setembro; 30 de outubro e 27 de novembro. Mais informações pelos telefones (11) 3214-0201 / 3214-0352 e 3214-1140 ou [email protected].

Com 15 anos de existência, o Seciesp é um sindicato patronal que representa as empresas do segmento de elevadores (conservação e manutenção, instalação e modernização técnica e estética), localizadas no Estado de São Paulo. O objetivo do Seciesp é fortalecer a classe das empresas que trabalham com elevadores e estimular seu crescimento. Para isso, o sindicato fornece assessoria jurídica aos associados; presta assistência às questões tributárias; fiscais e cíveis; defende conquistas e pleiteia novos direitos; preços justos e realistas; além de promover cursos gratuitos para formação profissional e outras atividades. Entre as 550 empresas cadastradas no Seciesp, 95% são pequenas e micro empresas, 4% de médio porte e 1% de grande porte. | www.seciesp.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira