Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2020 - 09:58

Ar-condicionado ou ventilador de teto?


Uso combinado de aparelhos pode gerar economia de até 25% na conta de luz.

Beber bastante água, tomar várias duchas por dia e fazer refeições leves. Para aliviar o calor toda alternativa é válida, mas na hora de escolher qual aparelho é o mais adequado para refrescar um ambiente surge a dúvida: ar-condicionado ou ventilador de teto? A resposta pode ser o uso combinado deles.

Por refrigerar o cômodo em até 16°C, o ar-condicionado costuma ser um dos eletrodomésticos mais cobiçados. Mas além de retirar a umidade do ar — provocando reações alérgicas nas vias aéreas — e de preços cada vez mais elevados, já que possui peças importadas, o fator mais polêmico deste produto ainda é o alto consumo de energia elétrica, principalmente em meses de verão. Por outro lado, o ventilador de teto gasta bem menos energia, além de não ser prejudicial à saúde, já que mantém a circulação do ar no ambiente.

Então, por que não usar os aparelhos simultaneamente para alcançar o melhor desempenho no quesito refrigeração? Segundo Pherson Coelho, diretor de marketing da marca de ventiladores SPIRIT, o consumo de energia do ventilador é um 1/10 do ar-condicionado e, ao utilizar os dois aparelhos juntos, a economia na conta de luz pode chegar a até 25%.

“O ar-condicionado na temperatura mínima exige uma maior eficiência do compressor, o que acaba gastando mais energia. Para resfriar um ambiente, e fazer com que o ar frio (que tende a descer) circule por todo o cômodo, é necessário que este ar se movimente. Este é o papel do ventilador: potencializar a circulação do ar frio produzido pelo ar-condicionado, em menos tempo, gastando menos energia e exigindo menos do aparelho”, explica.

Vale destacar também, que o ventilador de teto é capaz de reduzir a sensação térmica em até 4°C, ajudando ainda mais no esfriamento do cômodo sem utilizar a potência máxima do ar-condicionado. Considerando o uso de climatização por 8 horas diárias, a economia gerada seria de 24 KW/h em um mês.

Além de potencializar o resfriamento dos cômodos e equilibrar o consumo de energia, os ventiladores de teto estão cada vez mais estilosos e com design arrojado - muito diferentes dos primeiros modelos antiquados da categoria. A SPIRIT, por exemplo, possui diferentes linhas para ajudar a compor a decoração dos ambientes, como a linha Wind Titanium, com cores metálicas, e a linha IC Air, com design minimalista e alta performance aerodinâmica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira